Ação conjunta promove limpeza do rio Ivinhema e retira meia tonelada de lixo

O evento organizado pela Semat (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Taquarussu), em parceria com a PMA (Polícia Militar Ambiental) e Corpo de Bombeiros Militar, contou com a presença de pescadores e voluntários

Luis Gustavo, Da Redação


Na manhã de sábado (12), os policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Batayporã participaram, da limpeza do rio Ivinhema em um evento denominado “Rio mais vivo”, no município de Taquarussu.

O evento organizado pela Semat (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Taquarussu), em parceria com a PMA (Polícia Militar Ambiental) e Corpo de Bombeiros Militar, contou com a presença de pescadores e voluntários, utilizando 15 embarcações.

Foram percorridas as margens do rio Ivinhema, no trecho compreendido entre o Porto XV, até as imediações do rio Vitória à montante da cidade de Taquarussu e, do Porto XV, até o portal do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, na parte jusante do rio relativamente à cidade.

Os resíduos retirados encheram quatro sacolas (bags) grandes, totalizando cerca de meia tonelada de material descartado inadequadamente. Foram encontrados nas margens e no leito do rio resíduos sólidos, tais como, pneus, tambores, eletrodomésticos, isopores, garrafas, latas, baldes, entre outros. Todos os materiais foram encaminhados para o setor de coleta seletiva do município de Taquarussu, para destinação e aproveitamento adequados.

O objetivo do trabalho é promover a educação ambiental e chamar a atenção da população para o problema, no sentido de diminuir o lançamento desses resíduos nos rios, mantendo a preservação e conservação do meio ambiente.

Retiradas de petrechos de pesca ilegais

Durante a coleta dos resíduos, a PMA cortou e retirou do rio, 48 anzóis de galho (petrechos proibidos), que estavam armados ilegalmente no rio.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!