Economia & Negócios / Agronegócios
Como o agronegócio e a economia digital estão andando de mãos dadas
O desenvolvimento de novas tecnologias e a gradual transformação digital mudaram o mundo agro
Da Redação
O agronegócio sempre foi um setor de destaque na economia brasileira, e intensificou esse papel durante a pandemia mesmo com todos os desafios que esse período impôs a todos os segmentos.
Para conseguir chegar ao consumidor final, o mercado precisou se moldar em conjunto com a transformação digital durante a quarentena, encontrando iniciativas tecnológicas para driblar as dificuldades impostas pela quarentena. Porém a pandemia não foi a única responsável pela modernização do agro.
Cada vez mais, é exigido dos produtores um número maior de produtos com mais qualidade. Assim, a inovação no campo é essencial para abastecer o mercado – o Brasil é o quarto maior exportador de commodities do mundo. É neste cenário de expectativa do aumento da produtividade que as agtechs (startups voltadas para o desenvolvimento agrícola) vêm ocupando um papel importante.
Essas iniciativas que estimulam o desenvolvimento de novas tecnologias e a gradual transformação digital no agro melhoram muito as condições do plantio e das etapas de comercialização dos produtos, fazendo com que as perdas no setor diminuam significativamente.
Muito desse crescimento digital se deu devido aos investimentos, com perspectivas otimistas para o setor nos próximos anos, pois, no final de 2020, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações investiu R$ 140 milhões no setor. Se você deseja prestar um concurso público para a área, este é o momento.
Os índices de crescimento do setor também são bem animadores, fazendo com que os investimentos na área só aumentem. Segundo o relatório de Projeções do Agronegócio - Brasil 2018/2019 a 2028/2029, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estima-se que, em dez anos, a produção brasileira irá crescer mais de 26% em relação à safra atual, chegando a atingir 300 milhões de toneladas.
Sabemos das diferenças entre os produtores agrícolas dentro do território brasileiro, e mesmo com as dificuldades regionais e pouco acesso à internet, os produtores regionais e de agricultura familiar vão aos poucos também se envolvendo na cadeia de transformação digital. A necessidade da pandemia fez esses pequenos produtores migrarem especialmente para a fase final dos seus produtos, modernizando a forma que realizavam suas vendas e testando as infinitas possibilidades que o mundo online oferece.
Para os trabalhadores desse setor, estar atento a novas descobertas tecnológicas que ajudem na produção e distribuição das commodities é um passo fundamental para o sucesso do negócio.
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