Polícia Federal investiga ataques cibernéticos contra universidades federais

Da Redação


Nesta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou, a operação denominada “Área Restrita”, que tem como escopo apurar ataque cibernético a várias universidades federais do país, ocorrido em maio do ano passado.

O ciberataque consistiu na invasão dos sistemas de informática das universidades, promovendo “defacement" (processo de modificação do conteúdo que é exibido em um site) ou pichação, causando danos aos bancos de dados de, ao menos, seis instituições de educação, entre elas a UFGD, UFRJ, UFMG, UFT, UFAL e UFBA.

O ataque hacker investigado conseguiu acesso de usuário com nível privilegiado nos sistemas, ao explorar a vulnerabilidade de um software ligado a componentes obsoletos e sem atualização. A partir disso, conseguiu implantar ferramentas para a captura de senhas de usuários administradores.

A Justiça Federal de Dourados expediu um mandado de busca e apreensão, que foi cumprido na cidade de Guarulhos (SP).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!