Suspeita de varíola dos macacos na Bolívia faz fronteira com Brasil levantar alerta

Jovem, de 26 anos, foi isolado em Santa Cruz de la Sierra após ter contato com duas pessoas vindas da Espanha e apresentar sintomas relacionados à doença

Da Redação


A fronteira entre o Brasil e a Bolívia, em Mato Grosso do Sul, está em alerta após um jovem boliviano, de 26 anos, ser isolado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na quinta-feira (26), com sintomas parecidos ao da varíola dos macacos.

O comunicado foi feito pela Secretária de Saúde de Corumbá, cidade que fica na linha fronteiriça com a Bolívia, conforme publicou o "G1/MS".

"Recebemos o comunicado da vigilância de fronteira sobre o possível diagnostico de uma doença relacionada a varíola dos macacos, trata-se de um jovem boliviano, que está em Santa Cruz de la Sierra isolado", informou o secretário Rogério Leite.

Segundo o diretor nacional de Epidemiologia da Bolívia, Freddy Armijo, o paciente teve contato com duas pessoas vindas da Espanha. O homem passa por testes e até a publicação dessa matéria ainda não havia confirmação do diagnóstico.

"Estão sendo feito todos os testes para que a gente possa fazer o descarte relacionado as doenças contagiosas, como a varíola dos macacos. No entanto, toda a área de vigilância em fronteira está em contato direto para que a gente possa ter uma maior segurança na prevenção a saúde", finalizou Rogério.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!