Crianças bilíngues: formação traz benefícios em outras áreas além da fala

Globalização mundial impulsiona a fluência em outras línguas para comunicação eficiente e compreensão do mundo multicultural

Da Redação


Com a globalização, falar uma segunda língua é extremamente necessário, não só para o mundo dos negócios, mas em todos os campos de atuação, basta observarmos a comunicação informatizada cuja linguagem estrangeira tornou-se universal.

 

A partir da metade do século XX as escolas regulares passaram a oferecer aulas básicas de inglês e francês no curso ginasial, que equivale atualmente do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, já nas séries anteriores não havia esta preocupação. No colegial — atual ensino médio — eram ministradas somente aulas de inglês. Sem contar que eram aulas sem foco na conversação, apenas conhecimento básico de vocabulário. 

 

No currículo escolar para pré-escola e ensino primário — atual 1º ao 5º ano do ensino fundamental — a introdução ao estudo de línguas estrangeiras era muito rara, muitas vezes somente em escolas particulares de organização estrangeira.

 

Psicólogos, pedagogos e neurocientistas concordam que aprender uma língua estrangeira na primeira  infância tem um caráter muito positivo que se reflete na vida adulta. Tanto é que famílias que se mudam para outro país notam que as crianças aprendem a nova língua mais rápido, já que a ouvem nas escolas constantemente.

 

A criança é beneficiada de diversas formas no aprendizado da língua estrangeira:

  • desenvolvimento da inteligência verbal;

  • estímulo no raciocínio verbal e oralidade;

  • melhoria global  no processo de aprendizagem escolar;

  • amadurecimento cognitivo para as interações sociais,

  • facilidade de socialização e intercâmbio;

  • conhecimento de história e cultura de outros países;

  • possibilidade de aperfeiçoar o conhecimento profissional futuro.

O estudo da língua estrangeira torna-se favorável para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, principalmente se a família participa ativamente do processo, estimulando a prática escrita e a conversação, assim como na escolha da instituição de ensino para promovera metodologia da aprendizagem bilíngue.

 

Uma prática observada em filmes e na literatura é a representação de famílias que mudam para outros países e procuram manter a conversação da língua materna em casa, enquanto a língua estrangeira é praticada na escola e em outros locais, como no comércio, demonstrando que esse método de aprendizado forma crianças bilíngues, favorecendo-a no futuro.

 

Determinar a idade para qualquer tipo de aprendizado não é viável, porém sabe-se que à medida que envelhecemos as dificuldades de reter o conhecimento são maiores. Desta forma, aproveitar todo o potencial das crianças para ensiná-las é  dar condições de ter uma vida futura de sucesso.

 

Sendo assim,  a família deve buscar escolas para seus filhos em que valorize-se o potencial da equipe de professores de inglês, inclusive uma instituição preocupada com a formação e qualificação contínua dos docentes,  cumprindo a tarefa de ensinar de forma didática, prática e motivadora uma nova língua,  para que as crianças possam ter prazer em aprender e conscientizarem-se de um futuro promissor.

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