Com plano de fuga para Bolívia, SIG persegue e prende alvo de operação em Ivinhema

Além de foragido da Justiça, ele estaria planejando fuga para Bolívia

Da Redação


Eduardo de Oliveira Dias, de 26 anos, vulgo Zim ou Zinzão, que estava foragido da “Operação Infectum” deflagrada na última segunda-feira (29), em Ivinhema pela Delegacia de Polícia Civil, foi preso nesta terça-feira (30), após tentativa de fuga da equipe da SIG (Seção de Investigações Gerais). Além de foragido da Justiça, ele estaria planejando fuga para Bolívia.

Leia também

| De dentro do presídio suspeito orquestrava o abastecimento e venda de drogas em Ivinhema

Conforme apurado pela SIG, o suspeito que teve decretada a prisão preventiva pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas, estaria se escondendo no bairro Eco Park em Ivinhema e contando com a ajuda de terceiros para empreender fuga para a Bolívia. Diante das informações, a equipe de investigação conseguiu identificar o endereço em que o investigado estaria se ocultando e as pessoas que estariam dando auxílio para a fuga.

Durante as diligências, foi possível identificar o investigado no momento em que ele saia da casa em uma motocicleta, momento em que tentou empreender fuga dos policiais, mas foi perseguido até ser interceptado e preso. 

Após cumprimento do mandado de prisão preventiva, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi indiciado pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas.

No âmbito da investigação, restou comprovado que Zinzão, enquanto cumpria pena em estabelecimento penal de Campo Grande, agia na direção de outros membros do grupo criminoso negociando a venda de entorpecentes para serem vendidos no município de Ivinhema e distrito de Amandina e ameaçando pessoas residentes na cidade.

 

O investigado havia progredido de regime e estava em liberdade há poucos dias retornando para a cidade de Ivinhema, mas com base nos novos crimes cometidos e com o cumprimento do mandado de prisão retornou para o regime fechado.

Operação Infectum

Na operação deflagrada na última segunda-feira, simultaneamente, foram cumpridos mais dois mandados de prisão preventiva, sendo um em Ivinhema, contra Silvio Aparecido Pinheiro, de 40 anos, e Tamires Pinheiro Pérez, de 29 anos, esta custodiada no presídio feminino em Rio Brilhante, ambos identificados durante a investigação como membros do grupo criminoso que agia em Ivinhema e Amandina.

Ainda foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Ivinhema e, em Batayporã contra Carine Sinara Solidade suspeita de integrar o mesmo grupo criminoso.

A operação foi coordenada pelo delegado titular de Ivinhema, Robson Ferraz Gonçalves, e contou com policiais civis lotados nas Delegacias de Ivinhema, Angélica e Batayporã.

A palavra em Latim "Infectum" significa “ação inacabada” e foi assim denominada, em virtude da investigação apontar que membros da organização criminosa, mesmo já privados da liberdade e custodiados em presídios estaduais, continuavam agindo no tráfico de drogas, o que tornou necessária uma nova repressão por parte dos órgãos estatais.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!