Justiça Eleitoral suspende pesquisa do Ipec TV Morena para Governo do MS

Falta de dados tornou levantamento ilegal e publicação de números proibida

Da Redação


Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul suspendeu a divulgação de uma pesquisa do IPEC (antigo Ibope), contratada pela TV Morena, para a disputa ao Governo do MS. 

A decisão, que é liminar, foi divulgada no sistema judicial neste sábado (17). A coligação ''Trabalhando por um Novo Futuro'' alegou que o levantamento não atendeu os requisitos legais, em relação ao número de eleitores pesquisados em cada setor pesquisado.  A alegação foi acatada pelo juiz eleitoral José Eduardo Chemim Cury.

No pedido à Justiça, a coligação explica que os demais dados foram inseridos no sistema de registro de pesquisas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), porém faltando o dado essencial, obrigatório pela legislação. 

Sendo assim, o juiz relator plantonista, José Eduardo Chemin Cury atendeu o pedido da coligação e suspendeu a divulgação do levantamento. 

"Ante o exposto, presentes os requisitos necessários, defiro o pedido liminar e determino à representada Inteligência e Pesquisa e Consultoria LTDA a imediata suspensão da divulgação da pesquisa, sob pena de multa diária de R$ 5 mil no caso de descumprimento’’, anotou o magistrado. 

O juiz também determinou a intimação da TV Morena para cumprimento da decisão. A veiculação do material inclusive já foi suspensa pelo site da emissora. Com Top Mídia News

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!