Empresária se reinventa, supera obstáculos e ganha destaque no comércio de alimentos em Nova Andradina

Aparecida Seleguim recebeu apoio do Sebrae/MS, por meio das ações do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde 2021, em parceria com a Prefeitura Municipal

Sebrae


Para Aparecida Seleguim, ou Cida, como é mais conhecida pelos amigos, os fins de semana sempre foram de muito trabalho e dedicação. Na feira livre de Nova Andradina, onde mora com a família, a mãe e esposa trabalhou durante 24 anos para garantir sua renda por meio do comércio de salgados aos fins de semana.

Uma rotina intensa que foi repentinamente interrompida em 2020, pela pandemia de covid-19. Nesse contexto, a empreendedora precisou se reinventar e foi com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município em parceria com a prefeitura desde 2021, que ela recebeu acompanhamento e se reergueu consolidando a Pastéis Seleguim.

Superar os desafios exigiu muito trabalho e dedicação, já que durante duas décadas ela construiu uma história e estava com o negócio estabelecido na cidade: “As pessoas me conheciam na região e o movimento era sempre bom na feira. Eu tinha uma boa renda, seis funcionários trabalhando comigo e, de repente, tive que parar. O ano de 2020 foi muito difícil”, comentou a empreendedora que viu, neste momento, a necessidade de tentar algo novo.

As mudanças começaram na casa onde mora. Aparecida transformou o depósito das bebidas que vendia na feira, em cozinha, e passou a produzir salgados congelados para venda. Neste ponto, surgiu mais um desafio: conquistar uma nova clientela. Afinal, o público da feira localizada a uma grande distância da sua casa não seria o mesmo que consumiria seus produtos a partir dali. E neste momento o Sebrae/MS foi o ponto de apoio para que Cida inovasse nos negócios.

“Minhas vendas caíram, vendia menos de dez salgados por dia. Lembrei, então, do que assisti numa palestra do Sebrae, onde aprendi muito sobre gestão. Também contei com o apoio do analista Hítalo, que me deu sugestões de produtos para oferecer além dos salgados, na intenção de aumentar meu faturamento”, relembrou a empreendedora.

Com o estímulo do esposo e dos filhos, a empresária passou a vender marmitas e oferecer os salgados para consumo no local. Aos finais de semana, o cardápio é especial e o sabor caseiro da comida preparada pela própria empreendedora tem conquistado o paladar dos consumidores. “Vendia 3 marmitas por dia, no início. Hoje esse número já chega a trinta”, comemorou Cida.

A partir de agora, a meta dela é crescer e, em um futuro próximo, contratar funcionários para alcançar ainda mais clientes, sempre mantendo a qualidade dos produtos que, junto ao Sebrae, fizeram com que a empreendedora superasse um grande obstáculo e se reinventasse no comércio de alimentos. “Aos poucos estou me reestruturando, melhorando minhas vendas e vou investir no meu salão para dar mais conforto aos clientes. Conhecimento é muito importante para quem quer crescer e o Sebrae tem sido um aliado nesse sentido”, finalizou a empreendedora.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Em Nova Andradina, as ações tiveram início em março de 2021 e, de lá para cá, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.

Esse suporte é oferecido não só para quem empreende na área urbana, mas para quem vive no campo. Nesse contexto, produtores da agricultura familiar recebem consultoria para que possam melhorar a qualidade dos alimentos, planejar a produção e ampliar as vendas, considerando não só os mercados locais como possíveis compradores, mas também o poder público.

Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Além de Nova Andradina, atualmente, o programa está em execução em 32 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora e Terenos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!