Defron deflagra operação contra associação criminosa que traficava drogas de MS para outros estados

Da Redação


A Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) com sede em Dourados desbaratou, nesta quarta-feira (5), a “Operação Mensa”, em Mato Grosso do Sul, Paraná e no Estado de São Paulo. Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão.

Leia também

| Carga de pasta base de cocaína é apreendida pelo DOF em Anhanduí

A operação visa coibir os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, contando com o apoio da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) e da Polícia Civil de Palotina (PR). 

As investigações iniciaram-se no mês dezembro de 2021, por ocasião da prisão em flagrante de um caminhoneiro, de 40 anos, no dia 16/12/2021, pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira). 

Um dos mandados sendo cumprido em MS - Foto: WhatsApp/Jornal da Nova

Ele foi flagrando transportando 42,4 quilos de pasta a base de cocaína em um caminhão baú, quando trafegava pela BR-163, na região de Anhanduí, distrito de Campo Grande, entorpecente avaliado em mais de R$ 2,1 milhões nos grandes centros. 

O motorista do caminhão estava transportando uma mesa de madeira no compartimento de cargas, justamente para passar pelas fiscalizações das forças de segurança sem levantar suspeita. 

Posteriormente à prisão do caminhoneiro foi possível apurar que ele fazia parte de uma organização criminosa especializada no transporte de cocaína, para o Estado de São Paulo partindo do município de Campo Grande.

Quando a carga entorpecente foi apreendida em dezembro de 2021 pelo DOF - Foto: Arquivo/DOF/Divulgação

As ações eram comandadas por um homem, de 50 anos, preso na operação desta quarta-feira (5), em Campo Grande.

Conforme as investigações, faziam parte do esquema, o irmão e sua cunhada, um homem, de 37 anos, e uma mulher, de 33 anos, que atuavam no transporte de entorpecente.

Além das prisões e das buscas, ainda foram sequestrados bens e valores dos integrantes da organização criminosa adquiridos com o lucro da traficância de drogas.

Foram bloqueados dois imóveis localizados no município de Campo Grande, dois automóveis e os valores existentes em todas as contas bancárias vinculadas aos CPFs dos indiciados. 

Na época caminhão foi apreendido na região de Anhanduí - Foto: Arquivo/DOF/Divulgação

“O intuito é combater os lucros advindos da atividade ilícita, notadamente no que cinge à aquisição de imóveis e automóveis”, disse a autoridade policial.

Durante as diligências de busca e apreensão foram apreendidos aparelhos celulares que serão analisados pelo setor de inteligência da especializada. 

Os presos foram interrogados e ficaram custodiados nos municípios em que os mandados de prisão foram cumpridos aguardando o pronunciamento judicial. 

As investigações prosseguem visando colher mais elementos probatórios.

Operação Mensa foi deflagrada nesta quarta-feira (5) - Foto: WhatsApp/Jornal da Nova

O nome da operação, “Mensa”, palavra em latim que significa “mesa”, faz alusão à carga lícita que o motorista do caminhão transportava no momento do flagrante na cidade de Campo Grande.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!