Entenda como o perigo do agrotóxico no algodão é prejudicial para a natureza

Embora seja uma fibra natural, o cultivo do algodão interfere em muitas áreas do ecossistema

Da Redação


O algodão é a segunda fibra natural mais utilizada no mundo desde a antiguidade; o ser humano gosta e aprecia o toque macio do algodão. Embora seja uma fibra natural, a sua produção nos moldes atuais é extremamente prejudicial ao meio ambiente, principalmente por conta da sua forma de plantio e das medidas tomadas para que cada plantação lucre cada vez mais.

 

O algodão é a quarta cultura que mais consome agrotóxicos, e, tratando-se de consumo de agrotóxicos, o Brasil é campeão mundial desde 2008 como maior consumidor mundial do produto. 

 

Quando começou o consumo desenfreado de agrotóxicos no mundo?

Durante a década de 1960, foi criada a chamada Revolução Verde, uma desculpa dos produtores mundiais de insumos naturais para utilizar produtos químicos extremamente tóxicos para a natureza como forma de modernizar e aumentar a produtividade das lavouras.

 

Esse movimento foi uma forte alavanca para a grande escalada  da indústria alimentícia, que tem como lema “produzir, custe o que custar” e que também se apoiava na visão de segurança e abundância alimentar para o mundo. Como na época os meios de comunicação eram mais lentos e não chegavam até onde eram produzidos os alimentos, a população acabou aceitando como uma nova fase e o novo normal na forma de produção de produtos naturais.

 

Os problemas do plantio desenfreado 

No caso do Brasil, o plantio desenfreado e sem planejamento ecológico desestabiliza grandes áreas de biodiversidade, podendo ameaçar espécies de animais e plantas nativas, criar ilhas de isolamento e aproximar o contato entre animais selvagens e as cidades próximas, o que causa acidentes e movimentos de caça por vingança.

 

Além disso, especificamente para o algodão, o uso concentrado de agrotóxicos envenena o solo, que em pouco tempo fica inutilizado para o plantio de qualquer outra espécie e leva muito tempo para que essa mesma área se recupere; outro grande prejuízo causado pelo uso do algodão plantado de forma industrialista é a contaminação dos lençóis freáticos que ficam ligados às plantações; com água contaminada, espécies de peixes, anfíbios e toda a fauna que se alimenta dessas fontes são contaminados também.

 

Existe alguma forma de conter isso?

Existem diversas formas de diminuir o impacto dessa forma de plantio; a primeira é comprar de marcas que possuem responsabilidade ambiental e que apoiem planos de recuperação socioambiental. A segunda forma é fiscalizar e pressionar a classe política ligada a desmatamentos e ao uso de doutrinas destrutivas ao meio ambiente. A terceira forma é comprar produtos de fornecedores que alegadamente não utilizam produtos nocivos. Uma boa prática é, quando colocar as roupas na máquina de lavar, olhar sempre nas etiquetas e pesquisar sobre cada marca como são feitos seus produtos, onde são produzidos e como é a doutrina de plantio.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!