Tecnologia em sala de aula: o uso do celular na aprendizagem

Como os smartphones se tornaram ferramentas importantes no processo de aprendizagem

Da Redação


Quando os celulares se popularizaram, era rotina ver broncas e advertências pelo uso em sala de aula. Quando ainda era novidade para crianças e adolescentes, os aparelhos serviam como distração. No entanto, tudo mudou. Hoje em dia, eles fazem parte da nossa rotina e estão a serviço não só da diversão, mas da comunicação, do acesso à informação e, também, do processo de aprendizagem.

A diversidade de aplicativos educativos e a vasta gama de sites e ferramentas enterrou quaisquer reticências com os smartphones. Hoje, eles oferecem muitas possibilidades de maior envolvimento e participação em classe, além de uma linguagem mais moderna.

Os celulares têm a capacidade de se tornarem uma importante ferramenta para que os professores possam facilitar o processo de aprendizagem em qualquer etapa da formação escolar. Isto pode se dar de diversas maneiras, desde a facilitação do entendimento sobre moléculas, em uma aula de química, com um vídeo no YouTube, ou a provocação do lúdico, propondo a criação de vídeos com a câmera do celular e aplicativos de edição de vídeos.

O Galaxy S21, da Samsung, por exemplo, tem capacidade tecnológica para auxiliar o corpo docente e a coordenação pedagógica das escolas nas atividades curriculares fundamentais para o desenvolvimento escolar. É pensando nessas possibilidades que elencamos atividades e comportamentos que colaboraram com a educação no século 21.

1) Atividades lúdicas e recreativas

Diversão não é apenas um passatempo gostoso, mas também um momento de aprendizagem. Como dito anteriormente, criar atividades usando a câmera do celular e um editor de vídeos estimula a criatividade dos alunos, e é um exercício importante para aproximar matérias mais sérias e elaboradas com a descontração dos vídeos.

2) Atividades da base curricular

Matérias mais complexas que exigem a concentração dos estudantes são importantes e necessárias para qualquer pessoa. Mas é comum não conseguir compreender por que necessitamos aprender a fórmula de Bháskara, por exemplo. Mas, se utilizarmos um vídeo explicando como a teoria musical e o desenvolvimento de jogos são influenciados por esse método, a compreensão se torna mais fácil e prazerosa.

3) Atividades interdisciplinares

A teoria da evolução das espécies (biologia) necessita a compreensão das diversas formas geológicas (geografia) que formam ou não barreiras evolutivas. Com a utilização de aplicativos como Google Maps, por exemplo, a interdisciplinaridade contribui para a compreensão de que, apesar de curricularmente separadas, as matérias se complementam.

4) Grupo de discussão

Criar grupos de discussão é proveitoso para manter os alunos interessados quando estão fora do ambiente escolar. Um grupo de discussão para as aulas de literatura permitiria muito mais leveza e colaboração quando os livros clássicos forem uma obrigatoriedade.

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