Perícia do MS fez a aquisição de 5 equipamentos de extração de dados de celulares avaliados em R$ 1,4 milhão

Da Redação


A Coordenadoria-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul realizou a aquisição, através de investimento da SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), na ordem de R$ 1,4 milhão, de cinco equipamentos de extração, coleta e análise de dados de dispositivos móveis  – UFED Cellebrite, cuja tecnologia permite  a realização das etapas necessárias do processo de investigação forense em smartphones, tablets, drones, entre outros equipamentos.

Estes equipamentos possibilitam uma forma avançada na recuperação da ampla variedade de dispositivos digitais, viabilizando a desativação de bloqueios, conversão de dados criptografados em inteligência acionável que impeçam que evidências apareçam e recuperando conteúdos excluídos, obtendo assim, a maior quantidade de dados dos aparelhos.

A Polícia Científica do Mato Grosso do Sul já utiliza esta tecnologia, contudo, a aquisição destes novos equipamentos trará a dinamização dos serviços, tendo em vista os vários tipos de crimes cujas provas tecnológicas são imprescindíveis para elucidação.

Desenvolvido pela empresa Israelense Cellebrite, o dispositivo UFED, é capaz de acessar aplicativos, mensagens, histórico de conversas, lista telefônica, fotos, vídeos, dados de localização, buscas e sites visitados, entre outras informações cruciais para o processo de investigação de vários tipos de crimes, sendo não raras vezes, o laudo pericial realizado, prova inconteste com a utilização em todo processo da persecução penal. 

Para a Coordenadora-Geral de Perícias, Perita Criminal Glória Setsuko Suzuki , os UFED irão somar com o trabalho da Polícia Científica: “ o investimento foi pensado e planejado devido à demanda neste tipo de exame que, na área da informática forense tem sido crescente, reflexo da popularização e a acessibilidade dos dispositivos móveis, inclusive, para a prática de atos ilícitos. Certamente, os frutos desta aquisição irão repercutir mais ainda para solução dos crimes em nosso estado. ”

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!