Motos são uma boa opção para economizar gasolina?

É possível reduzir consumo, mas alguns cuidados são necessários

Da Redação


Ter a própria moto para muitas pessoas é motivo de sonho realizado. Muitas vezes, se torna também uma grande diversão, principalmente para aqueles que são apaixonados pelo veículo. Mas, além disso, existem alguns benefícios para se locomover em cidades, como versatilidade no trânsito, redução no tempo gasto e, claro, economia de combustível.

No começo de dezembro, a Petrobras reduziu o preço da gasolina em 6,1% nas refinarias. Mesmo assim, o preço médio, de R$ 5,03, no Brasil continua bem distante do que as pessoas acham ideal. Por isso, a moto é uma boa saída para quem pretende economizar, afinal de contas, a diferença para um carro pode ser significativa.

Para se ter uma ideia, existem modelos de moto que conseguem andar mais de 50 quilômetros com apenas um litro de gasolina dentro da cidade. Enquanto isso, o automóvel que é considerado o mais econômico do Brasil, atualmente, faz 15 quilômetros com um litro de gasolina.

Porém existem alguns cuidados que o dono de uma moto deve ter para fazer com que o veículo consuma a menor quantidade de combustível possível. É preciso manter a manutenção em dia e, de preferência, realizando as revisões em uma loja autorizada pela fábrica. Filtros de ar, velas e trocas de óleo são necessários para manter o bom funcionamento do motor.

Os especialistas apontam que ter pneus originais e mantê-los sempre calibrados pode influenciar diretamente no nível de consumo da sua moto. Além disso, os pneus que estiverem fora da calibragem e carecas aumentam o risco de acidente nas ruas.

Muitas pessoas podem se esquecer, mas pilotar com mais cuidado também influencia diretamente no consumo do veículo. Alguns motociclistas acabam exagerando e aceleram além do necessário, chegando até a faixa vermelha do conta-giros. Obviamente, será mais gasto de combustível. É preciso deixar claro que a potência não tem nada a ver com a faixa de corte. O ideal é trocar as marchas no tempo certo e ter uma aceleração gradual.

Lembre-se que o próprio motor pode ajudar na desaceleração da moto. Engenheiros apontam que utilizar o freio motor em algumas curvas ou até mesmo na hora de frear pode ser uma boa opção. Além de ajudar a economizar gasolina, evita o desgaste de componentes dos freios.

Motos são muito mais econômicas do que carros e podem te dar uma facilidade maior no deslocamento do dia a dia. Então, se você pretende investir em um veículo desse, saiba que existem diversos modelos e preços. O ideal é saber como funciona um leilão de moto para conseguir pagar ainda mais barato e ter mais economia!

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!