Em Bonito, Garras prende líder de organização criminosa foragido da Bahia

Da Redação


Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e Delegacia de Polícia Civil de Bonito prenderam, por meio de trabalho conjunto com a Delegacia Regional de Eunápolis (BA), André Márcio de Jesus, de 38 anos, o Buiú, o qual foi apontado como chefe da organização criminosa da Bahia, denominada MPA (Mercado do Povo Atitude). O mandado de prisão foi cumprido neste domingo (1º).

Segundo a polícia, em desfavor do alvo havia três mandados de prisão pela prática de tráfico de drogas, sendo que o suspeito estava escondido em uma chácara de alto padrão, na cidade de Bonito, onde foram realizados o ingresso e a sua prisão.

Na posse do suspeito foi encontrado um documento falso, motivo por que foi registrado boletim de ocorrência acerca da prática do crime de falsificação de documento público, além de ser realizado o cumprimento dos mandados de prisão em seu desfavor.

Local onde o suspeito foi encontrado - Foto: Polícia Civil/Divulgação

O preso

*André Márcio de Jesus, o Buiú, que tem posição de chefia no MPA, uma organização criminosa que, segundo a polícia, é considerada violenta, e que atua com tráfico de drogas e roubo a instituições financeiras no extremo sul da Bahia, rompeu a tornozeleira eletrônica menos de uma hora depois de deixar o presídio de Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador.  

Buiú deixou o presídio na tarde do dia (27) setembro de 2022, beneficiado com saída temporária de uma semana, mediante uso de tornozeleira eletrônica. O detento deveria voltar ao conjunto penal no dia 4 de outubro. Segundo a polícia, o equipamento foi instalado no interno por volta das 13h50. Às 14h30, o sistema de monitoração constatou que o interno rompeu a tornozeleira na rodovia BR-324, nas proximidades da cidade de Candeias. O equipamento foi localizado e recuperado.  

Tornozeleira rompida foi encontrada pela polícia - Foto: PMBA/Divulgação

A polícia informou que Buiú é um preso de alta periculosidade, considerado liderança negativa e alvo sensível do sistema prisional baiano. Em 2017, conforme investigou a polícia, o MPA, em associação com o PCC (Primeiro Comando da Capital), realizou um assalto à base da empresa de segurança patrimonial Prosegur, no centro de Eunápolis. Somente no mês de dezembro, uma disputa entre as facções MPA, que tem origem em Porto Seguro, e o PCE, com atuação em Eunápolis, motivou pelo menos 10 homicídios na cidade de Eunápolis.  

Prisões

Buiu foi preso pela primeira vez em novembro de 2014, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em uma operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil da Bahia. Na época, ele já ocupava a posição de ‘Ás de Copas’ no ‘Baralho do Crime’, da Secretaria da Segurança Pública do Estado. *Com informações Radar 64

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!