CDB: título de renda fixa é um investimento seguro e continua sendo atrativo em 2023

Saiba como funciona esse investimento e quais são as principais alternativas disponíveis

Da Redação


O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos investimentos em renda fixa mais populares do país, e tudo indica que, em 2023, continuará sendo muito atrativo. Isso se dá pela alta da taxa Selic, que atingiu níveis recordes em 2022 e se mantém estável neste início de ano. De acordo com especialistas, investir em CDB segue sendo vantajoso para o perfil conservador, pois, além de saber quanto poderá lucrar desde o momento da aplicação, todo o valor aplicado é assegurado pelo Fundo Garantidor do Crédito (FGC).

O CDB se destaca por ser mais seguro e rentável que as poupanças tradicionais, sendo oferecido por bancos e instituições financeiras para captação de fundos. O rendimento vai variar de acordo com as taxas de juros, o prazo de vencimento e o período de carência, além do tipo de investimento, que pode variar entre três opções: prefixado (os juros anuais são definidos antes da compra), pós-fixado (os juros variam de acordo com um índice) e o híbrido, que mistura as duas coisas.

Se tratando dos investimentos pós-fixados e híbridos, o índice mais comumente utilizado é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que segue de perto a taxa Selic – que atualmente se encontra em 13,75% ao ano. Sendo assim, ao aplicar em uma dessas alternativas de CDB, essa porcentagem será aplicada ao valor total continuamente, fazendo o dinheiro render. As regras variam de acordo com o banco, mas, no geral, quanto mais tempo a aplicação permanecer sem movimentações, maior será o lucro.

Com essas informações em mãos, cada um deve analisar quais os melhores CDBs, de acordo com seu perfil de investidor e planejamento financeiro. Algumas instituições são bem flexíveis e permitem que qualquer valor aplicado seja retirado a qualquer momento sem taxas (em contrapartida, o dinheiro renderá menos), enquanto outras cobram uma porcentagem de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Da mesma forma que isso pode causar prejuízo, também serve de incentivo para que o investidor não mexa no dinheiro aplicado e deixe-o rendendo por mais tempo.

Os CDBs mais rentáveis possuem uma data de vencimento, ou seja, um dia específico em que será possível resgatar todos os rendimentos. Como já enfatizado, esses prazos não são mais obrigatórios e muitos bancos permitem a retirada a qualquer momento, mas oferecem uma taxa de juros bem mais alta quando o investidor decide deixar a aplicação “presa”. Vai de cada um se planejar para garantir um bom retorno financeiro. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!