Como ter um lar mais sustentável: dicas práticas para incluir no seu dia a dia

Práticas sustentáveis trazem benefícios para o planeta e para o bolso

Da Redação


Com o avanço do debate sobre redução de danos com a natureza, a busca por alternativas sustentáveis em diversos setores da sociedade vem se tornando cada vez mais comum. O uso de energia limpa e práticas que visam a preservação do ambiente já são realidade em fábricas e empresas ao redor do mundo. Mas, mais do que ser sustentável em grande escala, para ter sucesso na preservação do meio ambiente, é preciso aderir a práticas menos nocivas também no dia a dia.

 

Além de trazer benefícios para o planeta, ser sustentável dentro de casa permite economizar em contas de luz, água e até em itens de alimentação. Para isso, é preciso adotar práticas que podem ser facilmente implementadas no cotidiano.

 

A primeira solução sustentável, e talvez a mais importante a ser aderida em um lar, é a redução do consumo de água. Para poupar e garantir água potável para as futuras gerações, é preciso criar o hábito de fechar o chuveiro e a torneira ao se ensaboar ou escovar os dentes, além de economizar na hora de lavar louça e roupas, sempre juntando quantidades maiores, caso seja utilizada a máquina de lavar. Além disso, é fundamental fazer a reutilização da água dessas máquinas para lavar o chão e o quintal, por exemplo. 

 

Para ter certeza que a economia de água está dando resultados, é importante sempre acompanhar a conta e perceber se houve redução. Se mesmo com a contenção não ocorrer economia, é preciso verificar a tubulação e conferir se não há vazamentos na residência. 

 

Separar o lixo orgânico de recicláveis também é uma saída bastante eficaz no combate ao excesso de detritos gerados pela residência. Além de permitir que centros façam a reciclagem de embalagens, é possível fazer o reaproveitamento de alimentos que antes iriam para aterros, como utilizar cascas de legumes para ensopados ou mesmo possuir uma composteira para transformar os alimentos inutilizáveis em adubo. Adquirir o hábito da redução de resíduos é eficiente também para o bolso, já que caldos, ensopados e sucos podem ser feitos com diversos ingredientes que antes iriam para o lixo.

 

Já a conta de energia elétrica pode ser uma grande vilã dos lares; por isso, para economizar e ainda ajudar o planeta, é possível aderir a práticas que facilitam a redução do consumo. Além de adquirir eletrodomésticos com selos e certificados voltados à economia, programar televisores para serem desligados ao dormir, instalar luzes com sensores de presença e apagar as luzes ao sair dos cômodos já ajudam na economia. 

 

A dica para economizar durante o dia é aproveitar a iluminação natural; para isso, instalar cortinas de cores claras permite que a claridade entre na casa, evitando a utilização da energia elétrica. Além disso, entre as alternativas de energia sustentável para os lares, a adaptação e utilização de energia solar vem se tornando cada vez mais popular. A instalação de painéis solares requer um investimento alto no início, por isso uma solução bastante considerável é a assinatura de energia solar, um serviço que, além de sustentável, promete reduzir pelo menos 20% dos custos com energia elétrica.

 

Vale lembrar que as pequenas ações individuais do dia a dia permitem que o avanço sustentável seja cada vez mais aderido e traga resultados. A proteção e manutenção dos meios naturais é uma realidade que precisa ser aderida com urgência. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!