Governo do Estado reafirma compromisso com clubes e lança o Estadual de Futebol 2023

Fundesporte


A 45ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional – Série A foi lançada oficialmente na noite desta segunda-feira (16). Em solenidade na capital, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), reafirmou o compromisso com os clubes, destinando R$ 1.014.490,00 para os custeios da competição.

O apoio financeiro, proveniente do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE-MS), auxilia diretamente as equipes com despesas ao longo do campeonato, como hospedagem e alimentação dos jogadores e comissão técnica, taxa de arbitragem e custos com materiais esportivos, chegando até os uniformes. “O Estado sempre foi um parceiro do futebol e vai continuar sendo. Tudo o que estamos fazendo é para manter a chama do futebol sul-mato-grossense acesa. Sabemos o quão difícil é. O esporte de Mato Grosso do Sul ganhou outra dimensão e o futebol faz parte desse projeto”, destacou o governador Eduardo Riedel.

“Temos uma preocupação muito grande com os clubes e sabemos que seria inviável a participação sem esse apoio, para custear as principais despesas do Estadual. É a nossa contribuição sistemática para tentar resgatar o futebol”, salientou o secretário estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda. “A expectativa para esse ano é muito grande, com a entrega da reforma do Morenão e do Operário representando Mato Grosso do Sul nas competições nacionais”, finalizou.

 

Para o diretor-presidente interino da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, 2023 será um ano marcante para o futebol. “Desde 2015, o Governo do Estado tem oferecido apoio indispensável para a realização do campeonato. E esse ano é emblemático, em que o estado devolve o Estádio Morenão à população. Assim que nosso principal estádio for entregue, temos a certeza que grandes eventos serão trazidos”.

A cerimônia também teve a presença dos secretários estaduais Eduardo Rocha (Casa Civil) e Pedro Caravina (Governo e Gestão Estratégica); da secretária adjunta da Setescc, Viviane Silva; do deputado estadual Herculano Borges; do vereador de Campo Grande, Joa~o Ce´sar Mattogrosso; do presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário, e demais dirigentes de futebol.

 

O campeonato

Conforme tabela oficial divulgada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), o campeonato tem início no domingo (22) e tem previsão de término em 30 de abril. Ao todo, participam 10 equipes, divididas em dois grupos na primeira fase.

O grupo A tem Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica), Operário Futebol Clube (Campo Grande), Esporte Clube Comercial (Campo Grande), Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Chapadão do Sul) e Coxim Atlético Clube (Coxim). Já a chave B é composta por Dourados Atlético Clube (Dourados), Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana), Operário Atlético Caarapoense (Caarapó), Novo Futebol Clube (Sidrolândia) e Ivinhema Futebol Clube (Ivinhema).

Na fase classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema “mata-mata” volta ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase será rebaixado.

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024. Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!