Tendências de negócios em 2023 para microempreendedores

Comunicação digital e preocupação com o conforto do cliente serão fundamentais para o sucesso nos negócios

Da Redação


Quem é empreendedor está acostumado com o dinamismo do setor e a necessidade de se adaptar às tendências do mercado. Em 2023, as transformações no comportamento do consumidor seguirão impulsionadas pela tecnologia, e, portanto, os microempreendedores deverão se adequar para criar um relacionamento próximo com o público e priorizar o conforto do cliente.

 

Em suma, espera-se que neste ano ocorra uma acentuação das tendências observadas em 2020, 2021 e 2022. Dessa forma, é importante ficar de olho em serviços ligados à tecnologia, consciência ambiental, clubes, delivery e produtos digitais, de acordo com o Sebrae. Essas vertentes podem significar oportunidades tanto de negócios quanto de otimizar os processos internos do seu empreendimento, aumentando a eficiência.

 

Não podemos fechar os olhos para o crescente interesse das pessoas pelo trabalho remoto ou híbrido. De acordo com estudo da Gallup, 53% dos seus empregados desejam uma cultura híbrida. Assim sendo, percebemos a importância dada pelo público ao tempo dentro de casa e a redução dos deslocamentos. E o que permite o funcionamento disso? A tecnologia. 

 

Quem é microempreendedor pode aproveitar essas tendências para estreitar laços com o cliente e proporcionar uma experiência mais cômoda para o consumidor. Em primeiro lugar, com serviços de delivery para todo tipo de produto, é muito importante estabelecer um sistema de entregas a domicílio. Além disso, o mundo digital permite a elaboração de um serviço mais personalizado e empático.

 

Comunicação com o cliente

Os algoritmos das redes sociais são responsáveis por filtrar os interesses dos usuários e oferecer a ele conteúdos e anúncios alinhados com as suas preferências. Portanto, temos um ambiente digital cada vez mais segmentado e nichado, de modo que é imprescindível para o empreendedor identificar em quais canais está o seu público e quais gostos ele tem. 

 

Além de uma comunicação constante nestes canais digitais, as vendas pelo WhatsApp podem contribuir bastante para o sucesso do seu negócio em 2023. Segundo a Zenvia, o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones no Brasil e é uma maneira prática e cômoda para resolver os problemas do cliente e se aproximar do consumidor. Através dele, é possível confirmar entregas, sanar dúvidas e enviar ofertas.

 

Ainda na esteira da personalização e de nichos, clubes de assinatura devem ganhar mais espaço. Basicamente, eles consistem em um kit enviado periodicamente para o cliente com produtos do gosto dele e que podem valer para quaisquer segmentos. É uma alternativa eficiente para o consumidor ter uma previsão de gastos e receber a mercadoria em casa. Infoprodutos como cursos online também seguem essa lógica. 

 

Por fim, a preocupação ambiental é cada vez maior, e, por isso, a reutilização de produtos e a troca de materiais utilizados seguem como tendência. Cosméticos e outras mercadorias fabricadas de maneira sustentável, sem agredir a natureza ou testes em seres vivos, serão valorizados. 

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