Batayporã promove levantamento e terá Mapa de Aptidões Agrícolas

Seguindo determinação da Receita Federal, instrumento de gestão terá panorama preciso da área rural do município e irá pautar cálculo seguro do ITR

Ascom/PMB


A Prefeitura de Batayporã realiza levantamento para elaboração do Mapa de Aptidões Agrícolas. Até então, o município não contava com esta ferramenta de gestão. Dentre outros benefícios, será possível atualizar as tabelas de referência para o cálculo do Imposto Territorial Rural (ITR). A medida integra as determinações da Receita Federal, que rege as instruções normativas para a cobrança do imposto.

Conforme explicou o secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Gabriel Boffo, o tributo é apurado por imóvel rural. As características espaciais de cada unidade produtiva permitem que o valor estimado a ser pago possa ser comparado com o valor autodeclarado pelos proprietários. Com o mapeamento, essa comparação se torna mais acessível e segura tanto para o contribuinte quanto para o recolhedor.

Segundo o gestor tributário da Sette Soluções Administrativas, Tiago Leal de Freitas, já foi possível promover a chamada repartição de aptidões classificando as regiões do município em lavoura boa, lavoura regular, lavoura restrita, pastagem plantada, silvicultura ou pastagem natural e preservação da fauna ou flora. Agora, a assessoria técnica se concentra na emissão dos laudos com a pauta de valores de acordo com as aptidões. A previsão é de que o trabalho seja concluído nos próximos três meses.

Malha fina

Os contribuintes cujas declarações do ITR no período de 2019 a 2021 estejam em desacordo com o Valor Terra Nua (VTN), que consta no Sistema de Preços de Terra (SIPT) relativamente ao município de Batayporã e tenham caído na malha fiscal da Receita Federal, devem realizar a retificação da declaração.

A regularização espontânea da DIRT, com retificação e pagamento de eventual diferença do imposto apurado considerando os acréscimos legais evita sanções como multa acrescida de juros.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!