Mato Grosso do Sul conquista ouro, prata e bronze em Meeting Nacional de Judô

Fundesporte


Barba, cabelo e bigode. Mato Grosso do Sul conquistou ouro, prata e bronze na disputa do Meeting Nacional de Judô Sub-18 e Sub-21, que ocorreu neste fim de semana no ginásio Guanandizão, em Campo Grande. Ao todo, o Estado contou com 14 atletas no torneio. O ouro foi conquistado por Ana Demarco, beneficiária do Bolsa Atleta estadual.

O meeting realizado em solo sul-mato-grossense abriu a temporada 2023 do judô nacional, recebendo os principais atletas de categoria de base da modalidade. Organizado pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), o campeonato recebeu apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, através de ação da Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), para ocorrer com toda a estrutura que teve no sábado (4) e domingo (5).

Beneficiária do Bolsa Atleta, a jovem Ana Demarco foi quem garantiu a medalha de ouro para Mato Grosso do Sul. Atleta da Associação Desportiva Moura, uma das mais tradicionais, ela venceu a disputa na categoria Feminino Médio Sub-18 (até 63 kg).

O judô está no sangue de Ana, caçula de um trio de irmãos judocas: José Marco é o mais velho e quem abriu as portas para a família no esporte, que tem ainda Milena como destaque nos tatames - ela ficou em 5º na categoria Feminino Leve Sub-21 (até 57kg).

"Estou muito feliz com essa conquista, algo que venho buscando a muito tempo e estava nos meus planos. Agora é seguir trabalhando bastante, bem focada, para dar o meu melhor nos próximos desafios que virão", diz a medalhista. Tanto Ana quanto José Marco e Milena Demarco são beneficiários do Bolsa Atleta estadual e lutam pela Moura.

 

A conquista veio em torneio onde Mato Grosso do Sul recebeu a nata do judô nacional e futuros integrantes de equipes olímpicas. "Alegria grande de poder mostrar que Mato Grosso do Sul está preparado para grandes eventos, principalmente no Guanadizão, um símbolo do esporte", frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

Herculano completa ainda que o torneio dá chance para que os atletas de Mato Grosso do Sul tenham intercâmbio com atletas de outros estados e, se classificados, de representar brasileiros e sul-mato-grossenses em outros países.

"Tivemos atletas que chegaram à reta final e agora terão a chance de representar o Brasil em competições mundo afora. É uma motivação, inclusive, para aqueles que estão começando no judô, uma fonte de inspiração para a próxima geração, para que continuem treinando firme", conclui o titular da Fundação do Desporto.

Já o titular da Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Miranda, projeta como fundamental o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, através da Fundesporte, para o esporte local, que adota como princípio básico da transversalidade.

"É algo que reflete na sociedade. Torneios dessa magnitude movimentam economia, com hotéis, transporte, entre outros, sem contar o legado esportivo deixado, que vai além das medalhas. Tem o incentivo ao esporte como instrumento de inclusão", frisa.

Vaga garantida na Croácia

Todos os medalhistas garantiram vaga para a disputa no próximo mês da etapa do Circuito Europeu em Zagreb, capital da Croácia. Os três sul-mato-grossenses classificados vão contar com o apoio da Fundesporte para participar do torneio fora do país.

"Agora vamos treinar e conseguir o melhor resultado lá, onde estão os melhores de cada país, todos bem treinados", comenta Marcos Paulo, atleta do Judô Clube Rocha/Rádio Clube que ficou com o bronze na categoria masculino ligeiro Sub-18 (até 55kg).

O jovem judoca destaca ainda a importância do meeting ser realizado no Mato Grosso do Sul, tanto para os atletas locais somarem pontos no ranking nacional, quanto no fator motivação. "Eu estava meio nervoso, mas fui me soltando e consegui essa medalha. Ter a torcida ao lado é sempre bom e ajuda a gente a lutar", completa.

A prata no meeting veio nas disputas do Sub-21, realizadas no domingo (5) - já o Sub-18 foi todo disputado no sábado (4). A atleta que garantiu a conquista para Mato Grosso do Sul foi Nathália Camily, do Judô Futuro, na categoria Feminino Médio (até 70kg).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!