Com mais 84 entregas, Prefeitura e Agehab já proporcionam 354 regularizações de imóvel em Batayporã

Trabalho é desempenhado ao longo de dois anos e parceria visa garantir a devida documentação aos beneficiários de programas habitacionais

Ascom/PMB


Nessa quinta-feira (2), a Prefeitura de Batayporã, por meio do setor de Habitação da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), e a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) realizaram a entrega de mais 84 certidões de regularização fundiária urbana a beneficiários de programas habitacionais.

A ação contempla moradores das vilas Militar, Cantidiano Duarte, Mustafá, Nídio Boffo, Maria Gonçalves, Antônia Nantes e Conjunto Pro Vida. Somada às entregas realizadas ao longo de 2021 e 2022, o município já promoveu 354 regularizações, todas devidamente encaminhadas aos titulares dos imóveis.

Diretora-presidente da Agehab destacou promoção da cidadania através dos processos de regularização - Foto: Prefeitura de Batayporã.

O prefeito Germino Roz e a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopes, conduziram a solenidade que foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença do vice-prefeito, Cacildo Paião, deputado estadual Amarildo Cruz, secretários municipais Renan Bom e Luciane Caldeira, responsável pelo setor de Habitação, Franciele Farias Duarte, representante do Governo Estadual, Marcio Andrade Pezão, vereadores João Paulo Souza, João Carlos, Henrique Bacatão, Vanderley do Ônibus, e da representante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Luana Ruiz Silva.

Na ocasião, o prefeito Germino Roz ressaltou a articulação da Prefeitura com foco na liberação de áreas para a construção de unidades habitacionais e as ações já desempenhadas pelo Executivo Municipal. “Batayporã sofre com 12 anos sem nenhuma unidade nova. Precisamos urgentemente construir mais casas. Estamos tomando todas as providências para desapropriar algumas áreas. A parceria da Agehab é fundamental. Enquanto isso, seguimos avançando com o que já é possível”, analisou Germino.

O vice-prefeito Cacildo Paião durante a entrega dos títulos - Foto: Prefeitura de Batayporã

Recentemente, o município e a Agehab promoveram o sorteio de 16 lotes urbanizados e realizaram a substituição de duas moradias em situação precária. O investimento nas duas construções soma cerca de R$ 173 mil. Os custos são divididos entre Prefeitura e Governo Estadual.

A diretora-presidente da Agehab destacou o empenho da equipe local para com as políticas de habitação. “Hoje estamos entregando cidadania à população, estamos garantindo direitos. Vejo uma gestão comprometida com as pessoas e, desde o começo de cada processo de regularização, percebo a atenção e preocupação dos servidores, que cuidam de cada detalhe para que nada dê errado”, pontuou.

Ação aconteceu na Câmara Municipal - Foto: Prefeitura de Batayporã

Moradora da Vila Cantidiano Duarte há 32 anos, Sueli Lima Santos, que criou os filhos na mesma residência, descreveu a emoção de ter a posse da sua casa de papel passado. “Para mim é muito importante. Eu não tinha condições de fazer esse documento. Receber essa certidão é maravilhoso”, contou. A experiência também foi compartilhada pelo motorista Adenilson José dos Santos, que mora há 23 anos na Vila Mustafá. “Para minha família é um significado muito grande, desde 2000 estamos fazer essa escritura e agora nós conseguimos”, detalhou.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!