Produção de bolos e biscoitos oportuniza profissionalização e geração de renda a detentos em Nova Andradina

Ao todo, oito internos foram capacitados

Keila Oliveira, Agepen/MS


Reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina tiveram a chance de conhecer uma nova profissão e garantir renda extra quando conquistarem a liberdade. Um curso oferecido dentro do presídio levou capacitação para produção de bolos e biscoitos.

Promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o curso tem como objetivo produzir biscoitos, bolos, recheios e coberturas, com técnicas e ingredientes necessários, orientações básicas sobre educação alimentar, nutrição e higiene, propondo produto de qualidade para consumo familiar.

Com carga horária de 32 horas, o treinamento foi dividido em aulas teóricas e práticas, com aulas sobre boa fabricação, sustentabilidade, alimentos saudáveis e técnicas para produção de bolos simples, confeitados e de biscoitos. Ao todo, oito internos foram capacitados.

Segundo diretor da unidade prisional, Rogério Capote, além de oferecer capacitação técnica, a intenção do curso é preparar os internos para atuarem na padaria que será instalada no local, onde poderão aperfeiçoar as técnicas aprendidas e também servir de laboratório para outros cursos.

A capacitação profissional por meio de parcerias é uma das frentes de ressocialização praticadas em presídios de Mato Grosso do Sul, afirma o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini.

“No âmbito prisional, é necessário oferecer mecanismos realmente efetivos que possibilitem a transformação de vidas e afaste essas pessoas da criminalidade, com uma profissão, isso fica bem mais possível”, ressalta.

Ações voltadas ao ensino e profissionalização de custodiados da Agepen são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio de sua Divisão de Assistência Educacional.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!