Taxistas contam com isenção de ICMS na compra de veículos elétricos e híbridos

ITCD de transmissão do veículo adquirido com o benefício também será isenta do ICMS

Diana Gaúna, Sefaz


O programa de incentivos fiscais para taxistas de Mato Grosso do Sul traz uma ampliação na aquisição de novos veículos. Isso porque a nova redação inclui na legislação a isenção para carros movidos a combustíveis de origem renovável, sistema reversível de combustão ou hibrido e elétricos, quando destinados a motoristas profissionais. As aquisições para a classe profissional estão isentas da cobrança de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Conforme o secretário estadual de Fazenda, Flávio César, a cada ano que passa tem havido uma valorização crescente da importância do transporte sustentável em um mundo cada vez mais conectado pela globalização e digitação. “O Governo do Estado, alinhado a estratégia global liderada pela ONU, propõe reduzir as pegadas de carbono dos transportes investindo em veículos elétricos e de fontes renováveis. Conceder a isenção do ICMS para os taxistas é uma das ações que com certeza tem muito a contribuir para a redução das emissões globais de gases do efeito estufa”, pontuou.

De acordo com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o setor do transporte é responsável por 25% das emissões globais de gases do efeito estufa. Por ano, são mais de 8 milhões de toneladas de substâncias provenientes do transporte que contribuem para o aquecimento global. Apesar de serem mais econômicos e eficientes, os carros híbridos e elétricos ainda não são uma realidade acessível financeiramente para todos os brasileiros.

De acordo com dados do IPCC (Painel Intergovenamental sobre Mudanças Climáticas), o setor do transporte é responsável por 25% das emissões globais de gases do efeito estufa. Por ano, são mais de 8 milhões de toneladas de substâncias provenientes do transporte que contribuem para o aquecimento global. Apesar de serem mais econômicos e eficientes, os carros híbridos e elétricos ainda não são uma realidade acessível financeiramente para todos os brasileiros.

Relatório Global EV Outlook 2018, da AIE (Agência Internacional de Energia), aponta que 55% de todas as vendas de carros novos serão elétricos em 2040, totalizando 33% da frota global de veículos. “A última previsão mostra vendas de veículos elétricos aumentando de um recorde de 1,1 milhão em todo o mundo em 2017, para 11 milhões em 2025 e depois chegando a 30 milhões em 2023, à medida que se tornam mais baratos do que carros de combustão interna”, prevê o relatório.

ITCMD

Além da isenção do ICMS para aquisição de veículos novos, os carros movidos a combustíveis de origem renovável, sistema reversível de combustão ou híbrido e elétricos, quando de propriedade de motoristas profissionais (taxistas), receberam ainda outro benefício na transmissão do veículo. Com isso, os taxistas estão dispensados do pagamento do ICMS para a transmissão do veículo em virtude do falecimento do beneficiário da isenção e para veículos com alienação fiduciária em garantia.

Clique aqui e saiba mais sobre as ações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul alinhadas com os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ da ONU.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!