Caged: Nova Andradina registra 78 empregos com carteira assinada em fevereiro

Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência, que foram divulgados nesta quarta-feira (29)

Da Redação


Em fevereiro, Nova Andradina teve saldo positivo de 78 empregos formais. O resultado é a diferença das admissões (643) com as demissões (565). Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência, que divulgou nesta quarta-feira (29), as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged.

De todos os setores, apenas a indústria e serviços não registraram saldo positivo (0 e -6) respectivamente, já agropecuária ficou (+47), construção (+11) e comércio (+26).

Dados regionais

Segundo o governo, incluindo Nova Andradina, outros cinco municípios do Vale do Ivinhema fecharam com saldo positivo no mês de outubro, Anaurilândia, Angélica, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, ou seja, com carteira assinada, os demais municípios tiveram saldos negativos.

  • Anaurilândia: (+47);
  • Angélica: (+74);
  • Bataguassu: (-4);
  • Batayporã: (-45);
  • Ivinhema: (+7);
  • Novo Horizonte do Sul: (+7);
  • Taquarussu: (+110).

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul contratou mais 5.688 trabalhadores com carteira assinada no mês de fevereiro, com destaque para os setores de Serviços, Agropecuária e Construção. No acumulado dos últimos 12 meses, o Estado apresentou uma criação de 39.857 empregos formais. Entre os municípios, Ribas do Rio Pardo é quem mais se destaca.

Os líderes de geração de postos são Serviços (1.839 a mais), Agropecuária (1.653 a mais) e Construção (1.567 a mais). Os setores de Comércio e de Serviços vêm apresentando, no acumulado dos últimos 12 meses, um saldo de 7.935 e 13.631 vagas de trabalho, respectivamente.

Brasil

Prejudicada pela desaceleração econômica e pelo fechamento de vagas no comércio, a criação de emprego formal caiu em fevereiro. Segundo dados divulgados pelo Caged, 241.785 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

Em relação a fevereiro de 2022, houve queda de 26,4%. No período, tinham sido criados 328.507 postos de trabalho, nos dados sem ajuste, que não consideram declarações entregues em atraso pelos empregadores. Apesar da desaceleração em relação a fevereiro do ano passado, continua a haver melhora em relação a dezembro, quando haviam sido fechados 440.669 postos. Em janeiro, foram criados 84.571.

Considerando os meses de janeiro e fevereiro, foram abertas 326.356 vagas. Esse é o resultado mais baixo para os dois primeiros meses do ano desde a reformulação do Caged, em 2020. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!