Segurança digital: conheça as soluções mais atuais para se proteger

Vazamento de dados, roubo de dinheiro e até mesmo clonagem de voz estão entre as principais preocupações relacionadas à segurança digital

Da Redação


No mundo cada vez mais informatizado que vivemos, a segurança no ambiente virtual vem se tornando um assunto cada vez mais recorrente e importante. Na internet, todos nos tornamos alvos fáceis para criminosos, e a diversidade de golpes e crimes digitais aumenta em um ritmo mais rápido do que é possível controlar. Essa situação cria uma certa urgência em termos de prevenção e cuidados na rede, já que cada tipo de crime exige uma medida diferente.

No terceiro trimestre de 2022, o Brasil registrou alta de 37% no número de ciberataques, se tornando o segundo país mais vulnerável na internet. A primeira colocação fica com os Estados Unidos, onde estima-se que pelo menos um terço dos adolescentes e adultos seja vítima de ataques virtuais. De acordo com um levantamento da Deloitte, 15% dos norte-americanos tiveram suas redes sociais invadidas, 13% um cartão de crédito clonado e 10% caíram em algum tipo de golpe na rede – tudo isso somente entre 2021 e 2022.

Os golpes mais comuns envolvem roubo de dinheiro (através de clonagem de cartão, boletos falsos ou cobranças indevidas), vazamento de dados e, recentemente, até mesmo a clonagem de voz. Com a evolução das inteligências artificiais, já existem ferramentas capazes de imitar a voz de qualquer pessoa com uma simples amostra (como é o caso do Vall-E, da Microsoft), algo que já vem sendo explorado por criminosos na aplicação de golpes.

As medidas para se proteger desses tipos de ataques costumam ser bem básicas, mas ainda fazem toda a diferença. Instalar um bom antivírus no dispositivo, usar autenticação em dois fatores nas senhas, verificar a veracidade de sites ou qualquer tipo de conteúdo da internet e se conectar somente a redes seguras são alguns dos passos para se proteger na internet. 

É sempre muito importante verificar a procedência de um site ou aplicativo antes de realizar compras nele. Se você tem dúvidas de como saber se um site de leilão é seguro, por exemplo, basta verificar se o navegador reconhece a URL como autêntica e confiável. Caso queira confirmar, não deixe de pesquisar sobre a empresa na rede e buscar informações que reforcem a veracidade dos dados disponibilizados. 

Lembre-se que na internet é sempre muito fácil se passar por outra pessoa ou empresa, então desconfie de tudo que pareça suspeito e nunca forneça seus dados a qualquer um, mesmo que seja uma pessoa conhecida. Os criminosos exploram e-mails, mensagens, sites falsos e, em alguns casos, até ligações para conseguirem o que querem, então ter atenção redobrada a essas questões é indispensável.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!