13ª Conferência de Assistência Social de Batayporã destaca protagonismo dos municípios no fortalecimento do SUAS

Financiamento, autonomia para gestão dos recursos e continuidade de projetos foram destacados por representantes locais

Ascom/PMB


Nessa sexta-feira (16), Batayporã promoveu a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. As atividades ocorreram no Centro de Convivência do Idoso Eliza Soares da Cruz, que esteve lotado com a presença de usuários do Sistema Único de Assistência Social, profissionais, gestores e representantes da comunidade.

A Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal e Secretaria Municipal de Assistência Social com o objetivo de proporcionar uma discussão ampla acerca do trabalho desenvolvido na área, além de alinhar metas e estratégias para o aprimoramento do SUAS. A plenária contou ainda com palestra da coordenadora da Escola do Sistema Único de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, Patrícia Borges Tenório Noleto. A profissional é assistente social especialista em Gestão de Políticas Sociais e mestre em Educação.

Foram elaboradas e avaliadas propostas de cinco eixos temáticos que contemplam as dinâmicas de atendimento e financiamento, sendo: I – financiamento e orçamento; II – controle social; III- articulação entre segmentos; IV – serviços, programas e projetos e; V- benefício e transferência de renda.

Prefeito Germino Roz destacou necessidade de financiamento com autonomia para os municípios sanarem demandas locais - Foto: Prefeitura de Batayporã

Na ocasião, os gestores reforçaram a necessidade de se apoiar políticas que permitam aos municípios expandirem seus mecanismos de atendimento. “Depois de anos sofrendo com cortes e um encolhimento das verbas, voltamos a ver um sinal positivo com recursos do Governo do Federal, porém, há finalidades muito específicas que precisamos respeitar. É o momento de ampliarmos a discussão e enfatizarmos que a vida acontece nos municípios. É na localidade, diante das próprias demandas de cada região, que estão os maiores desafios”, analisou o prefeito Germino Roz.

A secretária de Assistência Social, Maynara Wruck reforçou a pauta e também destacou o empenho dos profissionais na estruturação do SUAS. “Nosso desafio é desempenhar ações que garantam a continuidade desse trabalho, um projeto que permaneça e que seja aprimorado”, afirmou a gestora. A premissa foi endossada pela primeira-dama Thayse Melo e pela representante dos trabalhadores do SUAS, Letícia Giovanni, que compuseram a plataforma de autoridades juntamente com a representantes da política de assistência social, Deise Santana e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ingryt Karini.

Secretária Maynara Wruck enfatizou atuação dos profissionais da Rede Socioassistencial na estruturação do SUAS - Foto: Prefeitura de Batayporã

Após conferência municipal, os delegados eleitos para representar Batayporã deverão apresentar na conferência regional as propostas idealizadas. As regionais estão previstas para agosto deste ano e antecedem a realização da Conferência Estadual de Assistência Social. No caso de Batayporã, a referência para a etapa regional é o município de Três Lagoas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!