Com foco no meio ambiente, vereadora indica campanha de coleta de óleo de cozinha usado

Márcia Lobo (MDB) afirma que materiais coletados podem ser reutilizados na fabricação de produtos como sabão ou voltar a ser combustível

CMNA


A realização de campanha de coleta de óleo vegetal de cozinha usado é o que está sugerindo a vereadora Marcia Lobo (MDB) ao governo de Nova Andradina, para evitar que o produto seja descartado de forma inadequada, causando danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, a vereadora apresentou a indicação 242/2023, em que sugere esta ação educativa à secretária Juliana Lopes, responsável pela pasta de meio ambiente, e ao prefeito Gilberto Garcia.

Para a vereadora Márcia, descartar corretamente ou promover a reciclagem de óleo de cozinha evita a contaminação de milhares de litros de água. Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que estabelece limites para lançamento de óleos vegetais e gorduras animais em corpos hídricos, o lançamento de quantidades acima de 50 miligramas por litro de óleo de cozinha polui mais de 25 mil litros de água.

A vereadora considera que as parcerias, tanto com empresas que fazem a coleta de materiais reciclados quanto com a cooperativa de recicláveis existente no município, podem elevar o projeto a outro nível. A ideia é contribuir com a utilização mais racional dos recursos naturais, minimizando os impactos ambientais e trazendo mais qualidade de vida para a comunidade, com o reaproveitamento da matéria-prima.

“Os materiais coletados podem ser reutilizados na fabricação de produtos como sabão ou voltar a ser combustível, o que pode gerar emprego e renda”, conclui Márcia, lembrando que junho é o mês do meio ambiente.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!