Prefeitura de Batayporã qualifica mulheres e incentiva empreendedorismo com cursos de corte e costura

Iniciativa foi executada por meio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae-MS; grupo recebeu diferentes formações ao longo de seis dias

Ascom/PMB


A Prefeitura de Batayporã finalizou nessa quinta-feira (27) a série de cursos gratuitos de corte e costura ofertada em parceria com o Sebrae/MS por meio do Programa Cidade Empreendedora. Ao longo de seis dias, 18 mulheres puderam participar de formações que foram desde  a modelagem básica, confecção de lingerie, consertos e customização de roupas, até os fundamentos de precificação e confecção de enxoval para bebês.

Todos os cursos foram ministrados na unidade móvel de aprendizagem disponibilizada no Paço Municipal, a conhecida carreta do Sebrae. O local conta com a estrutura completa necessária para as formações, como maquinário, ferramentas de corte, mobiliário e ambiente climatizado. Os cursos foram ministrados pela instrutora Maria de Lourdes Farias.

Carreta tem estrutura completa para aprendizagem - Foto: Prefeitura de Batayporã

A faxineira Maria Sônia do Nascimento, de 61 anos, é uma das alunas que aproveitaram a oportunidade. “Eu ouvi falar dos cursos na rádio e no carro de som que passou na rua. Eu gostei muito do curso. A professora é muito competente, uma pessoa preocupada em ensinar a gente mesmo, não só dar palestra”, avaliou.

Para Maria Sônia, a oficina de consertos e customização foi uma das aprendizagens mais interessantes e já rendeu aplicação prática, com destaque para a técnica da ‘barra original’, um tipo de barra de calça jeans que preserva as características da peça com um acabamento fino e discreto.

Maria Sônia realizou agradecimento da turma à instrutora Maria de Lourdes - Foto: Prefeitura de Batayporã

“É muito bom a gente saber. Às vezes pagamos para fazer e a pessoa não faz direito o que a gente quer”, complementou. Maria Sônia também já pensa em gerar renda com os métodos aprendidos. “Eu já tenho uma máquina de costura, de corte reto. Já dá para começar”, afirmou.

O prefeito de Batayporã, Germino Roz, avaliou a iniciativa. “É mais um curso de excelência entregue e nós ficamos muito felizes. Algumas mulheres já chegaram com noção de corte e costura, outras começaram agora, mas todas saíram gabaritadas e sei que vão continuar. Inclusive, lançamos o desafio: quem sabe, no futuro, elas possam formar até mesmo uma cooperativa”, analisou o chefe do Executivo.

Mais formações devem ser ofertadas nos próximos meses pelo Programa Cidade Empreendedora. As informações sobre inscrições e critérios para participação são divulgadas prioritariamente pelos perfis da Prefeitura de Batayporã no Facebook e Instagram, além dos meios de comunicação locais.

Orgulhosas: alunas exibiram peças produzidas durante a última oficina. Representantes locais compareceram para conferir trabalhos - Foto: Prefeitura de Batayporã

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!