Brincadeiras ao ar livre trazem muitos benefícios para as crianças

Estudos mostram celulares e computadores são as principais diversões de crianças e cada vez menos elas brincam fora de casa

Da Redação


Atualmente muitas crianças passam o dia em frente às telas de computadores e celulares e quase não tem contato com a natureza. O aumento no número de crianças e jovens que dedicam a maior parte do tempo a essas tecnologias é preocupante, pois cada vez menos elas brincam ao ar livre com outras crianças. 

Um estudo realizado pela agência inglesa OnePoll, evidenciou que as crianças de hoje estão brincando menos que seus pais e avós. Segundo os dados, apenas 27% do público infantil brinca fora de casa atualmente. Outra pesquisa realizada pela Mobile Time e pela Opinion Box mostra que no Brasil 49% das crianças de zero a 12 anos de idade possuem um smartphone e outros 33% utilizam os smartphones dos pais para se divertir.

Esses são dados preocupantes, pois os números de crianças que apresentam problemas como obesidade infantil, ansiedade e até depressão vem crescendo no mundo todo, e muitos desses problemas estão relacionados à falta de interação social com outras crianças, brincadeiras ao ar livre e o contato com a natureza. 

Brincar fora de casa com outras crianças e em contato com a natureza traz muitos benefícios para a saúde mental e física das crianças. Conheça os principais benefícios que essas atividades podem trazer:

Melhoria no sistema imunológico

Crianças que brincam fora de casa e tem contato com a natureza e outras crianças estão mais expostas a bactérias, e isso é benéfico para o desenvolvimento do sistema imunológico durante a fase de crescimento, pois ensina o organismo a combater infecções.

Melhoria na coordenação motora e equilíbrio

Ao brincarem ao ar livre, realizando movimentos como sentar, pular, rodar e correr, inclinar-se, crianças desenvolvem a consciência corporal, o que melhora consideravelmente as noções de equilíbrio e a coordenação motora de modo geral.

Melhoria das condições físicas e psicológicas

Brincar fora de casa também é um ótimo exercício para as crianças que normalmente se divertem correndo, pulando e executando vários tipos de exercícios físicos. Esse tipo de atividade ajuda a evitar problemas com a obesidade, além de diminuir casos de ansiedade precoce.

Estímulo à criatividade

Existe uma série de brincadeiras que as crianças fazem que ajuda a estimular a criatividade e o convívio em sociedade. Brincadeiras como “pega-pega”, “polícia e ladrão”, “amarelinha” ou mesmo aquelas que usam brinquedos como tiro ao alvo com lançadores de nerf são ótimas opções para as crianças se divertirem fora de casa e desenvolverem sua criatividade.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!