Início da instalação de placas de sinalização e teste das sirenes da UHE Porto Primavera em Batayporã

Amanhã a Companhia Energética de São Paulo (CESP), em parceria com a Defesa Civil de Batayporã, inicia a instalação das placas de sinalização e, sexta-feira (24 de novembro), dá início à realização do teste do sistema de notificação emergencial previstos no Plano de Ação de Emergência (PAE) da UHE Porto Primavera

Ascom/PMB


Duas etapas das ações do Plano de Ação e Emergência (PAE) começam a ser realizadas a partir da semana do dia 21 de novembro pela Companhia Energética de São Paulo (CESP) nas áreas no entorno da UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera): a fixação das placas orientativas e o teste das sirenes instaladas na região.

Previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), estabelecida pela Lei Federal nº 14.066/2020, o Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem de Porto Primavera é um documento de caráter preventivo, elaborado para estabelecer todas as ações de resposta e responsabilidades atribuídas aos operadores e demais autoridades considerando situações adversas que envolvam o empreendimento.

Instalação das placas orientativas

Serão instaladas 19 placas de orientação (Rotas de Fuga) que direcionam para os 02 Pontos de Encontro determinados para Batayporã, visando a comunicação com a população da região em caso hipotético de necessidade de evacuação imediata da área. O objetivo é que, com o direcionamento das placas de Rotas de Fuga, os indivíduos consigam percorrer os trajetos pré-estabelecidos e alcançar os Pontos de Encontro, locais seguros onde a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros poderão auxiliar.

Instalação e teste das Sirenes

A sirene prevista no PAE está instalada na região da ZAS do município, e durante os testes irá veicular o seguinte aviso: “Atenção. Este é um teste da sirene do sistema de alerta da barragem. Mantenha a calma e continue suas atividades normalmente. Atenção. Este é um teste da sirene do sistema de alerta da barragem. A barragem está segura.”.

A mensagem será repetida por 3 vezes, seguida pelo acionamento do toque da sirene, que terá duração de 30 segundos.

A partir do dia 24 equipes técnicas estarão nas proximidades do Rio Paraná para acompanhar a atividade conferindo os dados. Os testes poderão ocorrer durante a manhã ou tarde, das 08h às 18h e o som poderá ser ouvido nas margens do rio.

A CESP enfatiza que não será necessária nenhuma ação da comunidade.

Previsão do início do teste da sirene em Batayporã

Data: 24/10/2023 (sexta-feira)

Horário: períodos da manhã ou tarde, entre 8h e 18h.

Ao ouvir a sirene, continue normalmente com sua rotina. Não será necessário evacuar até os pontos de encontro.

A CESP reforça que a Usina permanece segura e sendo monitorada 24h por dia, 7 dias por semana.

Mais informações sobre a ação, dúvidas ou sugestões, podem ser encaminhadas para a CESP por meio do canal de atendimento pelo WhatsApp Diálogo Aberto (011) 93032-6699. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!