Menino de 10 anos de Batayporã morre após dor intensa no braço

Vítima deu entrada no Hospital Regional em Nova Andradina e transferida para Dourados, onde não resistiu vindo a óbito

Da Redação


Um menino, de 10 anos, morador em Batayporã, morreu após uma dor intensa em um dos braços, no domingo (10), em uma unidade hospitalar em Dourados.

Dias antes, os pais levaram o garoto na unidade de pronto atendimento em Batayporã, foi medicado e liberado.

Já na madrugada deste domingo (10), ele havia dado entrada no Hospital Regional em Nova Andradina.

Após passar por avaliação médica, foi transferido para uma unidade hospitalar em Dourados e no período da tarde acabou falecendo, depois de uma parada cardiorrespiratória. A suspeita seria picada de escorpião.

Conforme apurado pelo Jornal da Nova, o resultado da autópsia ainda não saiu, mas segundo o médico do Hospital Regional que o atendeu, disse que é cedo falar em picada de escorpião, sem um laudo. O braço tinha uma lesão vermelha.

No mesmo sentido, a Secretaria de Saúde de Batayporã informou que ainda não teve acesso ao diagnóstico e nem a causa do óbito para se posicionar.

O pai da criança é servidor público municipal em Batayporã.

Prefeito Germino Roz

O prefeito de Batayporã, Germino Roz, lamentou a morte do garoto. “É com profundo pesar que essa notícia nos chega. Que Deus possa dar conforto aos corações dos familiares em um momento de dor excruciante”, lamentou o prefeito. 

Casos de ataques de escorpiões no Mato Grosso do Sul

De acordo com dados do Ciatox (Centro de Informações e Assistência Toxicológica), em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul registrou, entre janeiro e outubro, 3.623 ataques de escorpiões, sendo 311 naquele mês.

Em 2023, Campo Grande lidera o ranking das cidades em MS com mais notificações de acidentes, com 901 casos, seguido de Três Lagoas com 554 e Paranaíba em terceiro com 189.

Perto do recesso escolar, os pais também devem ficar mais atentos aos lugares onde as crianças brincam.

Com a chegada do período de férias, é importante uma atenção redobrada dos pais, para que observem nos locais de brincadeiras e diversão das crianças, se estão livres de escorpiões. Observe os cantos, as frestas, buracos, folhas secas caídas no solo para que evite, assim, maiores acidentes.

Recomendações do Civitox

  • Não coloque as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou pedras. Caso seja necessário mexer nestes locais é sugerido o uso de um pedaço de madeira, enxada, etc.;
  • Inspecione roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los;
  • Afaste camas e berços das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários. Não deixe que lençóis ou cobertores, sobre as camas e berços, encostem-se no chão. Escorpiões e aranhas podem utilizá-los como apoio e se abrigar entre esses tecidos e travesseiros;
  • Nivele as frestas das calçadas, pisos, paredes e portas;
  • Coloque uma barreira de proteção na parte inferior das portas;
  • Mantenha os domicílios e depósitos livres de insetos e roedores;
  • Deixe as lixeiras sempre tampadas e com sacos plásticos.

Em caso de picada de escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, a pessoa deve higienizar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para receber o atendimento adequado. Os sintomas podem ir de dor local e dormência a salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos do coração lentos, dificuldade respiratória e choque.

Caso o morador encontre algum desses animais na residência, a recomendação é fazer o recolhimento dele, colocando-o em um recipiente fechado e procurar atendimento pelo Civitox nos números 0800 722 6001, (67) 3386-8655 ou 150.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!