Dicas para prevenir acidentes domésticos durante o período de férias escolares

Especialistas alertam sobre o perigo das queimaduras e da intoxicação, que lideram o número de acidentes entre crianças e adolescentes

Da Redação


Com as férias escolares se aproximando, os pais precisam ter atenção redobrada com seus filhos passando o dia todo em casa. É nesse período que crianças e adolescentes de até 14 anos estão mais vulneráveis a diversos tipos de acidentes domésticos. A ONG Criança Segura aponta que as queimaduras e as intoxicações são as causas da maior parte das ocorrências médicas dentro dessa faixa etária.

A maior parte dos acidentes costuma acontecer com crianças menores, com idade entre 2 e 5 anos. Essa é uma fase em que elas são mais agitadas e curiosas, dispostas a brincar com tudo e, muitas vezes, se expondo a riscos que podem ser evitados. Por serem muito pequenas, elas ainda não entendem que aquilo é perigoso, então é de responsabilidade dos tutores protegê-las desses acidentes.

O primeiro passo para deixar a casa mais segura é guardar bem todo tipo de medicamento, produto de limpeza e objetos pontiagudos que podem cortar. Não basta apenas deixá-los guardados, pois isso não impede as crianças de pegá-los em um momento de curiosidade. É crucial que esses objetos sejam armazenados em um local fora do alcance dos pequenos, pois só assim eles estarão realmente seguros.

Na sala e no banheiro, é recomendado evitar utilizar tapetes, pois eles são um dos principais causadores de quedas. Crianças gostam de correr, e isso é inevitável, então retirar os tapetes é a melhor alternativa para evitar que elas escorreguem ou tropecem. No banheiro, é sempre recomendável impedir que elas entrem sozinhas, especialmente na hora do banho, quando o ambiente está todo molhado.

Já na cozinha, atenção com as panelas e a toalha de mesa. Ao cozinhar, mantenha os cabos das panelas virados para dentro e o forno bem trancado (existem acessórios específicos para isso). Evite deixar objetos pontiagudos ou de vidro em cima da mesa, evitando que a criança se machuque caso puxe a toalha. De preferência, mantenha a mesa sem toalha para evitar esse tipo de situação.

Vale ressaltar a atenção com outros elementos que possam estar presentes na cozinha, como botijão de gás, por exemplo. Procure mantê-lo disfarçado ou protegido, evitando que a criança mexa ou abra por acidente. Dessa forma, é possível prevenir um vazamento de gás, que por sua vez também colabora com a economia.  

Seguindo esse passo a passo, as crianças poderão usufruir de férias muito mais seguras e tranquilas. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!