''Operação Artus'' desencadeou após prisão de traficante em Nova Andradina

Ação foi deflagrada na última terça-feira (12), em mais de oito cidades

Da Redação


Após prisão de Kauã Gabriel, de apelido "Strasinski", a Polícia Civil por meio da SIG (Seção de Investigações Gerais) iniciou uma série de diligências e investigações que culminaram na “Operação Artus”, deflagrada na última terça-feira (12), em Nova Andradina, mais oito cidades do Mato Grosso do Sul e uma cidade no Paraná.

Segundo o delegado da SIG Caio Bicalho que coordenou a operação, a ação foi bem-sucedida com o cumprimento de 28 mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão. Falta ainda quatro alvos para serem localizados.

Leia também

| Líder de facção morre em confronto com a polícia durante operação em Nova Andradina

Polícia Civil deflagra operação contra envolvidos em facção criminosa em Nova Andradina

 

A partir da prisão de Kauã Gabriel, em maio deste ano, os investigadores da SIG começaram a delinear um grupo que agia criminosamente no Vale do Ivinhema, por meio de uma facção criminosa denominada PCC (Primeiro Comando da Capital).

 Viaturas em diligências durante operação - Foto: Jornal da Nova

Chamado de “Vale das Águas”, o grupo agia a mando de Osvaldin Procópio Barbosa, de 25 anos, o “Dadin”, que era o “Disciplina Geral em Nova Andradina”, com divisão de tarefas.

Além do tráfico de drogas, segundo a autoridade policial, o grupo agia no roubo, furto e até mediante a extorsões. “O grupo era muito violento, intimidava as pessoas de suas comunidades”, explana Caio Bicalho.

“A estrutura da organização criminosa tinha divisão de tarefas e um poder grande sobre adolescentes para integrar ao grupo, para realização de várias práticas de crimes, como roubos, tráfico entre outros delitos”, frisa o delegado da SIG.

 Helicóptero participou da operação - Foto: Jornal da Nova

Diante da periculosidade de Osvaldin, o alvo no momento da abordagem, estava com um revólver calibre 38 de numeração suprimida, ele apontou para os policiais, que, para resguardar a integridade física, realizaram disparos contra o jovem, que chegou a ser socorrido, mas entrou em óbito.

Osvaldin ostentava várias passagens criminais por diversos delitos, dentre eles, duas tentativas de homicídios, três tráfico de drogas, roubo majorado pelo concurso de pessoas, roubo, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e dano qualificado.

 Osvaldin Procópio Barbosa, de 25 anos, o Dadin - Foto: Redes sociais

Logo em seguida, sua irmã, Isabela Carolayne Procópio Vitorino, de 23 anos, chegou ao local e acabou presa, pois também era alvo da operação e na residência foram apreendidos entorpecentes, como cocaína e maconha. Segundo a polícia, também havia um caderno com anotações sobre a estrutura da organização criminosa, a qual Osvaldin era a liderança em Nova Andradina.

Entre os alvos, estão pessoas presas, principalmente Kauã Gabriel que está em um presídio na cidade de Campo Grande. Foram cumpridos nos presídios de Nova Andradina e Três Lagoas.

 Polícia em uma residência alvo - Foto: Jornal da Nova

Foram presos, Vitor Henrique de Oliveira Macedo, Vitor R. Munhoz Camargo, Weverton Gustavo dos Santos, Airton Clécio Brito dos Santos, Gladson Ribeiro dos Santos, Moisés Miranda de Souza, Tailler Miguel Alves dos Santos, Maicon da Silva Dinge, Samuel Ramos Vieira, Adimilson Candias dos Santos, Timoteo Candias Raimundo, Carlos Henrique Ribeiro Magno, Victor Eduardo Araújo da Silva, Gustavo Bonin Marinho, Jeferson Romário Borges, Iris Torgana Nuss, Samira Gomes Pimenta, Isabela Carolayne Procópio Vitorino, Gabriel Barbosa da Silva Faria, Rayter Matheus Seichas Simão, Thiago Henrique Tomaello Cardoso e Vinícius dos Santos Ferreira.

Todos os presos foram encaminhados para o presídio de Nova Andradina e as mulheres aguardam vagas em presídios na Delegacia de Batayporã.

O delegado Caio Bicalho disse que após prisão dos suspeitos, haverá nova investigação dos itens apreendidos e identificação de novos alvos.  

Delegados Filipe Davanso, André Novelli e Caio Bicalho - Foto: Jornal da Nova

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!