Pescador profissional foge, abandona petrecho proibido e carteirinha de pesca com policiais ambientais

Da Redação


Policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Miranda realizaram patrulhamento na região do Passo do Lontra (Rio Miranda) com destino à região de Albuquerque (Rio Paraguai) na tarde da última quarta-feira (20). Ao chegarem à área conhecida como “Caverinha”, já no início da noite, por volta das 19h30, a equipe abordou um pescador profissional da região.

Imediatamente, foram solicitados os documentos do pescador e a sua embarcação foi vistoriada. Quando questionado se havia capturado algum pescado, ele afirmou que havia iniciado a pesca há poucos minutos e ainda não tinha pego nada. No entanto, durante a vistoria da área próxima ao barranco, a equipe encontrou uma rede de pesca. Nesse momento, o pescador abordado fugiu, deixando seus documentos com os policiais.

A equipe iniciou um acompanhamento tático fluvial por um longo trecho do rio. No entanto, devido à presença de muitos troncos boiando e à pouca visibilidade devido à escuridão da noite, os policiais ambientais decidiram encerrar a perseguição visando a segurança de todos os envolvidos.

Como a equipe estava de posse dos documentos do pescador, foi lavrado um auto de infração administrativo por pesca com o uso de petrechos não permitidos (rede). Foi aplicada uma multa no valor de R$ 7 mil, multiplicando o valor mínimo por 10 vezes, devido à recusa em obedecer à ordem de parada da equipe de fiscalização ambiental e à tentativa de fuga, o que exigiu um acompanhamento tático fluvial noturno.

Desde o início da liberação da pesca, a PMA já autuou 18 pessoas, aplicou multas no total de R$ 60 mil, e apreendeu 288 quilos de pescado, 200 metros de rede de pesca e 19 tarrafas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!