Vídeo: Polícia Ambiental localiza carcaça de sucuri morta no Rio Formoso

Da Redação


A Polícia Civil de Bonito, com apoio da PMA (Polícia Militar Ambiental), investiga a causa da morte de uma sucuri de quase 7 metros, encontrada às margens do rio Formoso, nesse domingo (24). O animal, que era símbolo da região, foi localizado em estado de putrefação e deve passar por perícia.

Conforme a PMA, a sucuri foi encontrada morta pelo documentarista de vida selvagem, Cristian Dimitrius, que filma cobras na região há 10 anos. Ele denunciou o caso nas redes sociais.

 

Como a denúncia chegou na polícia

A Polícia Ambiental nessa segunda-feira (25), foi alertada por diversas ligações e mensagens a respeito de uma publicação em uma rede social. O post continha várias imagens de uma sucuri encontrada morta, boiando no Rio Formoso, ponto turístico do município. Tal informação causou certo espanto nos policias, pois até aquele momento, não havia sido formalizada nenhuma denúncia ou registro de boletim de ocorrência sobre o caso.

Após os primeiros questionamentos, a equipe de assessoria de comunicação do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Campo Grande, entrou em contato com o dono da página que fez a postagem, questionando sobre a veracidade das fotos e o local do ocorrido. O responsável confirmou a autenticidade das imagens e forneceu a localização do animal morto. Após isso, a equipe da PMA de Bonito dirigiu-se ao local, usando um bote inflável, contando com o auxílio de guias de turismo locais.

Ao chegarem ao local, os policiais ambientais encontraram um exemplar adulto de sucuri, medindo aproximadamente 6 metros e 30 centímetros, já em estágio avançado de decomposição, o que dificultou a identificação de possíveis vestígios de perfuração por arma de fogo, caso tenha. Diante desses fatos, foi elaborado um boletim de ocorrência policial, encaminhado à Polícia Civil de Bonito que enviará uma equipe de peritos criminais para investigar a causa da morte do animal e tomar as medidas necessárias.

A PMA ressalta a ilegalidade da caça de animais silvestres, especialmente de uma espécie emblemática como a sucuri. Este animal desempenha um papel crucial na cadeia alimentar, auxiliando no controle populacional de outras espécies silvestres, e sua preservação é fundamental para o equilíbrio do ecossistema.

Prefeitura de Bonito

Em nota, a prefeitura de Bonito lamentou a morte da sucuri e informou que acompanhará as investigações do caso.

Leia a nota na íntegra abaixo:

"A Prefeitura de Bonito manifesta total repúdio pelo ocorrido com a Sucuri ‘Ana Julia’ em nosso município. A relevância de um animal desse porte nas nossas áreas mostram o quão equilibrado o nosso ambiente está, porque um ambiente para suportar um animal topo de cadeia, como uma sucuri de quase 7 metros, precisa estar no mínimo equilibrado e essa atitude pessoal, de alguém que cometa um ato como este, é totalmente desprezível e vai contra tudo aquilo que a gente trabalha para em prol do meio ambiente. Então esperamos que as autoridades competentes consigam identificar os autores e punir os culpados".

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários