'Aprendi que ser mulher é ser Corajosa, ser Líder e Senhora do meu Destino', afirma Sargento Betânia

Da Assessoria


Betânia Kelly Rodrigues é 1º Sargento da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), nascida em Campo Grande, é casada, mãe e cristã, proveniente de uma família humilde, parte de sua infância foi vivida nos municípios de Camapuã e Areado/São Gabriel do Oeste. Sua jornada profissional começou cedo, aos 12 anos, trabalhando como babá, e posteriormente, desempenhando as funções de balconista, diarista e operadora de caixa. 

Com determinação e esforço, ela conquistou seu espaço, desafiando estereótipos e provando que o lugar da mulher é onde ela escolher estar.

Sargento Betânia atua e defende o planejamento e execução de ações de prevenção, inclusive faz uso de uma frase emblemática "A melhor ferramenta e forma de enfrentar o crime é antes de ser vítima dele", entretanto, quando se trata da responsabilização do criminoso, tem um posicionamento implacável, em que defende a reformulação da legislação penal e do Sistema de Justiça Criminal, com ações firmes de responsabilização aos criminosos, conforme a proporção da gravidade do crime.

Sargento Betânia ministrando palestra - Foto: Divulgação

Betânia se identifica como uma mulher conservadora, que atua no social, na prevenção, em defesa dos valores familiares, de pautas como redução da carga tributária, respaldo jurídico e estrutural aos profissionais de segurança pública, defensora da vida desde a sua concepção, por conseguinte, contrária ao aborto, à descriminalização e legalização das drogas, e também contra a doutrinação no espaço escolar e acadêmico.

Formação Técnica

Betânia é educadora, graduada em Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, palestrante e especialista em diversas áreas, incluindo Segurança Pública, Educação em Direitos Humanos, Abordagens da Violência Contra Crianças e adolescentes, Ciências Políticas, Gestão Educacional, Inteligência Policial e Multiplicadora Internacional de Polícia Comunitária – Sistema Koban.

Com uma carreira de 20 anos na Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, Betânia ingressou como Soldado e atualmente detém o posto de primeiro Sargento, tendo alcançado o 1º lugar no Curso de Formação de Sargentos – CFS da PMMS, em 2015. 

Sargento Betânia ministrando palestra - Foto: Divulgação

Trabalho Voluntário

Além de seu compromisso profissional, há mais de 15 anos, ela tem dedicado seu tempo ao trabalho voluntário, promovendo ações de prevenção, conscientização e combate às drogas, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violência doméstica e obstétrica. Seu trabalho estende-se por escolas, igrejas e bairros de Campo Grande, além de alcançar os municípios do interior do Estado, onde ela trabalha pela inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos, mobilizando e fortalecendo os valores familiares.

Atuação institucional

De 2005 a 2018, Sargento Betânia atuou na Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública/MS, na assessoria em assuntos comunitários, na criação e coordenação dos Conselhos Comunitários de Segurança da Capital e municípios do Estado. Soma-se a sua caminhada profissional a função de Diretora de Mulheres na ASPRA/MS – Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militares, e ainda, foi a idealizadora do Movimento “Mulheres da Segurança Pública”, no Mato Grosso do Sul.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários