Vereadores questionam vigência de serviços em neurologia e neuropediatria

Requerimento 56/2024, de autoria dos vereadores Ceará do PT e Pedro Soares, pede informações ao Executivo sobre contrato em especialidades médicas

CMNA


Com a aprovação unanime dos vereadores, a Câmara de Nova Andradina encaminhou requerimento legislativo à Secretaria Municipal de Saúde que pede informações sobre vigência de contrato com médico neurologista e/ou neuropediatra para atendimento no município de Nova Andradina.

Além da existência e vigência de contrato, os vereadores cobram dados sobre atendimentos e, caso não haja contrato ou validade para estas especialidades, o documento busca saber se há perspectiva de estabelecer o serviço pelo município, no intuito de suprir a alta demanda deste atendimento no SUS.

Ceará e Pedro Soares apontam que há grande procura da comunidade aos seus gabinetes, indicando a necessidade destes profissionais. “Há um visível crescimento do número de crianças com ansiedade, e isso tem provocado déficit no desenvolvimento educacional, contudo, o que tem nos preocupado, é o número de responsáveis por crianças com necessidades especiais, que não conseguem atendimento público para seus filhos e filhas”, disse Ceará.

O requerimento 56/2024 destaca que o surgimento da demanda vem das escolas, quando pais ou responsáveis têm sido chamados às instituições de ensino, que solicitam laudo médico e tratamento para estas necessidades comportamentais, que poderão ser atestadas e encaminhadas somente por meio de consulta com neurologista, serviço na maioria das vezes inacessível para as famílias mais vulneráveis, fato que prejudica o desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças e adolescentes.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários