Vereadora destaca brilhante atuação de Nova Andradina em Torneio Aberto de Xadrez do Brasil

A competição mencionada foi realizada em meados de junho, tendo a participação de 46 atletas dos estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Rondônia

Da Redação


Por meio da entrega de moção de parabenização, a vereadora Márcia Lobo, destacou a brilhante atuação dos enxadristas Jorge Luiz Yasuj Wedekim Jodai e Weslley Costa Siqueira, da técnica Rose Costa e de Aniele Fabiane Fuso Paschoalin, representante da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (FUNAEL).

A entrega da honraria simboliza o reconhecimento da Casa de Leis ao talento desses nova-andradinenses premiados no 2° Torneio Aberto de Xadrez do Brasil, realizado em Sonora e também ao incentivo da Funael ao esporte local. A competição mencionada foi realizada em meados de junho, tendo a participação de 46 atletas dos estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Rondônia.

Para a vereadora Márcia Lobo, se Nova Andradina conseguir unir o talento dos jogadores, à capacidade profissional da técnica Rose, com os investimentos necessários, o município tem tudo para se tornar uns dos principais polos de xadrez do estado. Por isso, a proposta de criar o Clube de Xadrez Nova-Andradinense deve ser vista com atenção, visando aumentar a quantidade de praticantes e sediar competições oficiais da Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez (FESMAX), em conjunto com os ratings CBX e FIDE, elevando o nível técnico dos competidores locais.

“Aos alunos premiados, parabéns pelas suas conquistas! Seus esforços e paixão pelo xadrez são admiráveis e nos enchem de orgulho. Persistência e estratégia são as chaves para a vitória no tabuleiro. Continuem jogando, aprendendo e se divertindo! Professora Rose, sua orientação vai além da matéria. Você ensina valores, estratégias e habilidades que seus alunos levarão para a vida toda, obrigada por moldar o futuro dos nossos jovens através desse jogo fascinante”, destacou Márcia.

A vida e a dedicação dos atletas ao xadrez

O xadrez entrou na vida de Jorge Luiz Yasuji Wedekim Jodai (18 anos) em janeiro de 2021, durante a pandemia de COVID-19. Em sua carreira tem vitórias em competições como os JOJUMS (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul), garantindo o terceiro lugar no estado nas modalidades de partidas rápidas e blitz, além de ter se destacado nos jogos abertos de Campo Grande e Nova Andradina, onde conquistou o título de campeão. Neste torneio de Sonora, conquistou o ouro em sua categoria. Sua melhor vitória aconteceu em uma simultânea online contra o Mestre FIDE cubano Jorge de Jesus.

Já a professora de educação física, Rose Costa é apaixonada pelo xadrez. Sua paixão pela modalidade, levou a especializar na área, incluindo pós-graduação em Ensino do Xadrez Escolar e licenciatura como árbitra pela CBX (Confederação Brasileira de Xadrez).

Em 2016, Rose começou a dar aulas de xadrez para os filhos de amigos durante os horários vagos na faculdade, enfrentou desafios como lidar com diferentes níveis de aprendizado dos alunos e motivar aqueles com menos interesse e em 2022, foi contratada pelo município para ensinar xadrez em tempo integral, desenvolvendo em seus alunos habilidades cognitivas, disciplina e autoconfiança.

A conquista de várias medalhas e troféus nas competições levou o xadrez de Nova Andradina a ser conhecido e respeitado em todo estado de MS.  

Weslley Costa, de 35 anos, iniciou sua trajetória no xadrez durante os anos 2000, enquanto estava na escola em Campo Grande. Com apoio de professores, ele conquistou o vice-campeonato escolar, competindo em equipe e vencendo adversários que hoje são Mestres Nacionais (NM). Apesar de ter jogado até os 20 anos, Weslley deixou de se dedicar ao esporte por falta de incentivo, limitando-se a partidas esporádicas. No entanto, em 2022, ao se mudar para Nova Andradina, ele foi convidado a participar de um modesto treinamento de xadrez com poucos atletas. Essa experiência reacendeu sua paixão pelo jogo, levando-o a disputar torneios municipais e alcançar o segundo lugar no 1º Torneio de Xadrez entre amigos do Vale do Ivinhema.

Impressionado com a dedicação e a metodologia da professora Rose, Weslley passou a frequentar os treinamentos assiduamente. Sua melhora no jogo o levou a compor a equipe que representou Nova Andradina nos Jogos Abertos de Campo Grande em 2023. Além disso, ele foi convidado a participar do 2º Aberto do Brasil de Xadrez em Sonora, ficando em 8º lugar ficando à frente de muitos mestres.

Aulas de xadrez

As aulas são oferecidas para crianças a partir de 7 anos, todas às segundas, terças e quintas-feiras, na biblioteca do SESI. Interessados em participar podem comparecer ao local e se juntar à comunidade de enxadristas de Nova Andradina.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários