'Hotel, só que de boi': entenda como funciona um boitel

Número de bovinos brasileiros confinados deve superar 7,3 milhões em 2024

Canal Rural


O número de bovinos brasileiros confinados deve superar 7,3 milhões em 2024, um aumento de 2,5% de acordo com o Censo de Confinamento. O estudo mapeou 2600 propriedades, das quais cerca de 100 detêm 50% do rebanho confinado no país.

Isabella Vergili, coordenadora do boitel da Coplacana, destaca a importância do confinamento no Brasil, apontando que o semi-intensivo é o método mais adotado atualmente.

No interior paulista, a Coplacana mantém um boitel desde 2009 com capacidade para duas mil cabeças de gado, ajudando na rentabilidade dos cooperados, especialmente nos períodos de estiagem.

Os confinamentos brasileiros ganharam força nas últimas três décadas, permitindo um uso mais racional dos recursos e maior bem-estar animal.

O censo indica que São Paulo ficará atrás apenas do Mato Grosso no número de bovinos confinados em 2024, com o estado do Centro-Oeste ultrapassando a marca de 1,5 milhão de animais no sistema intensivo da pecuária.

A Fazenda Santa Maria, em Itiquira, é referência em confinamento, abatendo cerca de nove mil animais anualmente, destacando-se pela assistência técnica e aplicação de alta tecnologia, segundo Evaldo Ferreira Pontes, gestor de pecuária.

Esses investimentos garantem resultados positivos mesmo com a oscilação da arroba do boi gordo. Evaldo destaca que, com a tecnologia aplicada, é possível alcançar lucro mesmo em períodos de instabilidade.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários