Polícia Penal de MS realiza 5ª fase da operação nacional de combate à comunicação ilícita nos presídios

Expectativa é apreender mais de 4 mil celulares e mais de 1,7 mil objetos perfurocortantes das celas em todo o Brasil

Da Redação


A Polícia Penal de Mato Grosso do Sul iniciou nesSa quarta-feira (24), a quinta fase da “Operação Mute”, sob coordenação da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública), que está ocorrendo simultaneamente em todo o país. O objetivo principal é identificar e remover celulares encontrados em unidades prisionais para combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.

No estado, a operação é supervisionada pela Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário) e pela Diretoria de Operações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e continuará até sexta-feira (26), com vistorias em diferentes unidades prisionais, sendo a Penitenciária Estadual de Dourados a primeira a ser revistada, além do Estabelecimento Penal de Corumbá.

Durante a “Operação Mute” na PED, os policiais penais realizam revistas em pavilhões e celas, com o suporte operacional do COPE (Comando de Operações Penitenciárias) para retirada de presos e garantia da segurança dos serviços.

Operação Mute

A Operação Mute recebeu esse nome em referência à palavra “mudo” em inglês, refletindo a intenção de silenciar a comunicação externa dos internos, focalizando especialmente na apreensão de dispositivos de comunicação proibidos, como telefones celulares.

Os resultados das vistorias serão divulgados ao fim da operação pela Senappen.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários