Cercados pelo fogo, Polícia Ambiental de Corumbá resgata bebê de dois meses e família de ribeirinhos na ponte do Rio Paraguai

Da Redação


Policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) que estavam a caminho do Passo do Lontra, em Corumbá, acabaram resgatando duas famílias que estavam cercadas pelo fogo neste sábado (3). As vítimas não queriam deixar as residências construídas no Corixo Gonçalino, localizada na BR-262, no prolongamento da ponte sobre o Rio Paraguai.

No local, a equipe se deparou com a movimentação de moradores combatendo o incêndio e foi informada por um ribeirinho que, do outro lado do Corixo Gonçalino, havia uma família em risco iminente devido ao grande volume das chamas. No entanto, a família relutava em deixar o local na tentativa de proteger a residência.

Local onde o fogo atingia no momento do resgate - Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

De pronto, os policiais foram até o outro lado do Corixo, onde estava a residência, constatando que a área ao redor já estava tomada pelas chamas, com densa fumaça, dificultando a respiração e colocando em risco a segurança de todos os envolvidos.

Diante da situação crítica, os policiais decidiram retirar os moradores o mais rápido possível. Devido à baixa profundidade do Corixo, foi possível utilizar a embarcação apenas para uma moradora e seu bebê de dois meses. Os outros resgatados foram conduzidos pelos policiais a pé até uma área segura. Foram retirados pela equipe Polícia Ambiental duas mulheres, duas crianças e um bebê.

“Ressaltamos que, apesar da situação complexa, que envolvia risco para todos, e mesmo sem os equipamentos adequados para o resgate da população envolvida, devido à urgência da situação, os policiais ambientais não hesitaram em atuar rapidamente, mantendo a calma e a eficiência, garantindo a retirada segura de todos os membros da família em risco”, disse a Polícia Ambiental em nota.

Desde o início dos incêndios que assolam o Pantanal de Mato Grosso do Sul, a Polícia Militar Ambiental, juntamente com as forças de segurança do Estado, vem atuando na linha de frente. “Diante deste ocorrido, não foi diferente, reafirmando seu compromisso com a sociedade e atuando na proteção do ambiente como um todo, sobretudo salvaguardando as vidas dos moradores da região”, finaliza.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários