Golpe do falso advogado faz vítima perder R$ 3,9 mil em Nova Andradina

Criminosos se passam por advogados para aplicar golpes em processos que envolvem indenizações

Da Redação


Um cliente do advogado Wilson Fernandes Sena Junior caiu em um golpe do falso advogado e perdeu R$ 3.998,50 em Nova Andradina. Esta fraude já se tornou comum no Brasil e já fez diversas vítimas na cidade.

A vítima afirma que recebeu uma mensagem de texto via aplicativo WhatsApp de um número de telefone, sendo que esse número estava agendado em seus contatos como sendo do advogado Wilson Fernandes Sena Junior, sendo que na mensagem afirmou que havia concluído o processo judicial trabalhista no qual o mesmo havia dado entrada, contudo, o mesmo teria que pagar algumas pendências cartorárias para receber o dinheiro em questão, sendo que vítima afirma que concordou e então foi lhe enviado uma chave PIX para quitar as despesas.

Como funciona o golpe

O golpe do falso advogado é uma prática fraudulenta em que um estelionatário entra em contato com pessoas que têm processos em andamento na Justiça, se passando pelos advogados ou funcionários dos escritórios contratados por elas.

Embora o envio de mensagens de um número desconhecido pareça suspeito, os fraudadores usam fotos dos profissionais ou das logomarcas dos escritórios de advocacia para enganar as vítimas.

Não só isso, esses estelionatários forjam documentos do Tribunal de Justiça e utilizam termos difíceis, para as vítimas não entenderem do que está acontecendo com o processo, afirmando que só falta o depósito para a liberação da indenização.

A 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul, orienta as vítimas que não respondam essas mensagens e registrem boletins de ocorrência. A Secional também recomenda que seus inscritos fiquem atentos a possíveis estelionatários em busca de dados para aplicação em golpes e requisita que os profissionais prejudicados informem a entidade, além dos órgãos públicos competentes, acerca da existência desse tipo de prática ilícita envolvendo a advocacia.

A 7ª Subseção da OAB/MS, ainda ressalta que, na dúvida, o melhor a fazer é desconfiar. Se não conseguir falar com seu advogado ou advogada de confiança, procure a Secional, pois elas possuem os contatos recentes de todos os seus profissionais com registro ativo.

Nota pública da OAB de Nova Andradina

Nota Pública da 7ª Subseção da OAB/MS - Foto: Reprodução

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários