Operação policial resulta na apreensão de 34 aves silvestres em cativeiro em Bataguassu

Responsável não possuía documentação das aves e foi autuado com multa de R$ 1 mil

Luis Gustavo, Da Redação


Uma operação policial deflagrada pela Polícia Civil em conjunto com a PMA (Polícia Militar Ambiental) resultou na apreensão de diversas aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro no bairro Porto XV, distrito de Nova, em Bataguassu.

Segundo o Portal Cenário MS, durante a operação, as autoridades encontraram 34 gaiolas contendo aves como Canários Belga, um Curió (Sporophila angolensis) e um Coleirinho (Sporophila caerulescens).

Conforme os agentes, as aves estavam bem cuidadas, com alimentação e água adequadas, e sem sinais de maus-tratos. No entanto, o responsável pelo local, identificado como Mabilon, de 33 anos, admitiu não possuir a documentação necessária para a criação e posse das aves.

Diante da falta de autorização ambiental e documentação adequada, Mabilon foi autuado por infringir o Artigo 24 do Decreto Federal 6.514/08 e o Artigo 29 da Lei Federal 9.605/98, que regulam a guarda, cativeiro e depósito de espécies da fauna silvestre. Como resultado, foram lavrados um Auto de Infração nº 7754 e um Laudo de Constatação nº 6263, com uma multa aplicada no valor de R$ 1 mil.

As aves apreendidas permanecerão sob custódia no Quartel do 2º Pelotão da PMA até que as providências necessárias sejam tomadas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários