Polícia Civil deflagra operação visando repressão aos crimes de furto e receptação de fios de cobre em MS

Ação aconteceu nessa quinta-feira (15), em Três Lagoas

Da Redação


Nessa quinta-feira (15), na cidade de Três Lagoas, foi deflagrada pela Delegacia Regional de Polícia Civil, a “Operação Mão de Ferro”, visando a repressão aos crimes de furto e receptação de fios metálicos, hidrômetros e outros materiais recicláveis, bem como a fiscalização da regularidade do funcionamento dos estabelecimentos que comercializam tais produtos, além da orientação aos seus proprietários sobre as consequências do descumprimento dos dispositivos legais.

A operação foi coordenada pela SIG (Seção de Investigações Gerais), com a participação de quase 30 policiais civis de todas as delegacias do município, sendo empenhadas dez viaturas.

Durante a ação policial, foram fiscalizados diversos estabelecimentos, espalhados por todas as regiões da cidade. A operação contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal, que disponibilizou diversos agentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria do Meio Ambiente, para fiscalizar a regularidade do funcionamento dos estabelecimentos e o respeito a legislação ambiental.

Num dos pontos fiscalizados, no Jardim Alvorada, foram localizados e apreendidos mais de 70kg de fios de cobre, sem origem lícita comprovada. A responsável pelo estabelecimento foi conduzida a sede da SIG, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência pelo crime de receptação qualificada.

Outras duas pessoas também foram conduzidas a unidades policiais, uma delas até a SIG e outra até a 3ª Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas, onde foram ouvidas como suspeitas da prática do delito de exercício irregular de atividade, pois os estabelecimentos estavam funcionando sem o alvará exigido pela Prefeitura Municipal.

A Polícia Civil alerta aos proprietários de estabelecimentos que comercializam materiais recicláveis, que a aquisição, não só de fios metálicos como de qualquer outro material sem origem lícita comprovada pode caracterizar o crime de receptação, desde a forma culposa até a forma qualificada, com penas que variam de um a oito anos de prisão.

Fios apreendidos - Foto: Polícia Civil/Diulgação

Outro ponto esclarecido pela Polícia Civil é a existência da Lei Municipal nº 3791/2021, que proíbe a comercialização de cobre, alumínio e similares sem origem comprovada, de forma que se forem flagrados em posse de materiais desta natureza, os responsáveis legais pelo estabelecimento poderão ser responsabilizados com penalidades administrativas junto ao município.

Também foi destacado que operações dessa natureza, de combate aos crimes de furto e receptação de fios metálicos e hidrômetros, bem como de fiscalização da regularidade formal do funcionamento dos estabelecimentos que comercializam produtos recicláveis terão outras edições ainda este ano.

Operação Mão de Ferro em Três Lagoas - Foto: Polícia Civil/Divulgação

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários