Conheça os 5 maiores nomes do futebol feminino brasileiro

Seleção Brasileira Feminina foi prata pela terceira vez nas Olimpíadas, mas sua história não vem de hoje; confira cinco destaques

Da Redação


O Brasil passa por um momento de reestruturação no futebol feminino. O treinador Arthur Elias assumiu o comando da seleção perto do ciclo olímpico e, mesmo com pouco tempo, conquistou a medalha de prata.

Além disso, o país vive a expectativa da Copa do Mundo Feminina em 2027, que será disputada no Brasil e passa a ser o foco a partir de então. Vale destacar que o futebol feminino tem crescido no mundo todo e em plataformas como a BetNacional Apostas.

As jogadoras são fundamentais para contribuir com esse crescimento. O Brasil conta e contou com nomes de peso, marcadas para sempre na história do futebol feminino no país.

As 5 maiores jogadoras do futebol feminino brasileiro

O Brasil tem diversos nomes de peso que merecem menções, mas quando elencamos as cinco maiores, não podemos fugir de Marta, Sisi, Formiga, Cristiane e Roseli.

Marta

A Rainha, Marta, é considerada uma das maiores de todos os tempos. Ela é a maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 17 gols contabilizando no geral, entre homens e mulheres.

Além disso, foi eleita seis vezes a melhor do mundo e conquistou três medalhas de prata em Olimpíadas, um grande feito na história do futebol feminino brasileiro. Marta é um nome que marcou gerações e inspirou muitas garotas a se aventurarem no futebol.

Sisi

Sisi foi uma das primeiras grandes atletas quando pensamos em nível técnico. Inclusive, ao lado de Marta, ela foi uma das duas únicas brasileiras que terminaram uma Copa do Mundo como artilheira, em 1999, com sete gols.

Em uma época praticamente sem investimentos, Sisi levou a Seleção Brasileira até o terceiro lugar no Mundial, a melhor posição até então.

Formiga

Formiga foi um símbolo de longevidade na Seleção Brasileira Feminina, já que defendeu o país por 28 anos, disputando sete Copas do Mundo e sete Olimpíadas. Ela jogou até os 43 anos e sempre foi uma das líderes do Brasil, com boa capacidade técnica e física.

Cristiane

Cristiane sempre ficou marcada por ser a goleadora da Seleção Feminina, inclusive, é quem mais balançou as redes em Olimpíadas, com 14. Ela fez história e teve uma parceria de longa data com Marta. Cris também anotou 11 gols em Copas do Mundo.

Roseli

A primeira convocação da Seleção Brasileira pela CBF aconteceu apenas em 1988, e Roseli estava lá. Ela fez parte de um processo histórico, já que a modalidade chegou a ser proibida no país até 1979.

Roseli fez parte das primeiras conquistas do país, participando de campeonatos Sul-Americanos, duas Copas do Mundo e três Olimpíadas, incluindo a conquista da primeira medalha olímpica em 2004.

Marta disputou a sua última Olimpíadas

Apesar de não ser a campanha individualmente esperada, Marta encerrou a sua história nas Olimpíadas de Paris, com mais uma medalha, a sua terceira de prata. Porém, ela ficou marcada por uma expulsão, fato raro em sua carreira.

No último jogo da primeira fase, contra a Espanha, a Rainha ergueu o pé e acertou a adversária, resultando na expulsão direta. Julgada, pegou suspensão de duas partidas, perdendo as quartas e semifinais.

Retornando na final, entrou no segundo tempo diante dos Estados Unidos, mas pela terceira vez na história, curiosamente contra o mesmo adversário, o Brasil ficou com a prata nos Jogos Olímpicos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários