PF e Senad iniciam a 47° fase da Operação Nova Aliança

A operação enfrenta novos desafios além do tráfico de drogas: o combate aos crimes ambientais e a proteção dos povos originários

Da Redação


A Polícia Federal iniciou na última terça-feira (24), em conjunto com a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai e com o apoio da Força Tarefa Conjunta e do Ministério Público Paraguaio, a 47ª fase da “Operação Nova Aliança”, maior operativo policial em cooperação internacional de que se tem registro no mundo com o objetivo de erradicação de plantios ilícitos de Cannabis.

Dados da UNODC indicam que anualmente, em média, aproximadamente 5 mil toneladas de Cannabis são apreendidas no mundo através de 1 milhão de operações policiais. A “Operação Nova Aliança” alcança números semelhantes a cada seis operações realizadas.

Apenas no ano de 2024, em cinco etapas realizadas, a “Operação Nova Aliança” já erradicou quase 4 mil toneladas da droga, aproximadamente 80% do que se apreende anualmente em operações policiais realizadas em todo o planeta, de acordo com os dados da própria UNODC.

Nesta última etapa do ano, levantamentos prévios de inteligência indicaram a necessidade de atuação simultânea em áreas de fronteira, como a 'Reserva da Biosfera Mbarakayu' (no território paraguaio) e na região fronteiriça com o município de Antônio João, no Mato Grosso do Sul. Essas áreas vêm sendo utilizadas por narcotraficantes para ocultar grandes cultivos ilícitos de maconha. As erradicações estão sendo realizadas em reservas naturais e em regiões habitadas por comunidades indígenas das etnias 'Aché' e 'Guaraní Kaiowá', visando também coibir crimes ambientais e contra os povos originários.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários