Em MS, mais de 19 mil declarações caíram na ‘malha fina’

Conforme a Receita Federal, esse número representa 2,9% do total de declarações registradas no estado, de 666.313. É o menor índice de declarações em malha na região Centro-Oeste

Por G1/MS


Em Mato Grosso do Sul, 19.433 declarações caíram na malha fina da Receita Federal, conforme dados divulgados pelo órgão nessa sexta-feira (27). O número representa 2,9% do total de declarações recebidas. É o menor índice de declarações em malha na região Centro-Oeste.

Conforme a Receita, entre as declarações retidas, 14.253 são de contribuintes que têm restituição a receber e outras 4.725 são de contribuintes com imposto a pagar. Ao todo, foram emitidas 666.313 declarações no estado.

Motivos da retenção

Os principais motivos para os contribuintes de Mato Grosso do Sul terem caído na malha fiscal seguem a tendência nacional: deduções, omissão de rendimentos e diferenças no Imposto Retido na Fonte.

Caso o contribuinte tenha recebido formalmente um Termo de Intimação da Receita Federal, ele precisará seguir as orientações contidas no próprio termo para esclarecer as pendências.

Quando uma declaração cai na malha fiscal, também conhecida como malha fina, ocorre uma análise mais detalhada das informações apresentadas para verificação de eventuais pendências ou erros. Nestes casos, o contribuinte pode ter atrasos no recebimento da restituição ou ser obrigado a pagar uma multa.

De março a 22 de setembro deste ano, a Receita Federal recebeu 45.481.689 declarações do IRPF 2024 em todo o Brasil. Deste total, 1.474.527 declarações caíram na malha fina, o que corresponde a 3,2% do total de declarações recebidas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários