Cidades & Região / Dourados
Há 15 anos, Rancho dos Ipês é opção de lazer na região de Dourados
Com o foco na pescaria, empreendimento familiar oferece experiência turística e foi acompanhado pelo Sebrae
Sebrae
Imagine fazer uma viagem durante um final de semana, hospedado em uma casa ou um chalé onde, além de aproveitar a natureza de Mato Grosso do Sul, é possível pescar e fazer um churrasco com a família e amigos. Essa é uma das experiências que o Rancho dos Ipês oferece graças à beleza natural da região de Dourados.
Localizado a 16km da cidade, o rancho possui um espaço diverso com casas e chalés, um restaurante, camping, conveniência, playground e quiosques com churrasqueiras, sendo a pesca esportiva a principal atividade da casa. A boa pescaria e a relação afetiva com o local foram determinantes para a criação de um negócio turístico que valoriza a experiência dos clientes e que pode ser acessado em: www.ranchodosipesdourados.com.
A atual proprietária, Andréa Utuari, afirma que para a família, o rancho, a princípio, não tinha planos de virar um negócio. Seu pai, Divino Utuari, o comprou justamente com a intenção de pescar e ter um espaço para ter momentos de lazer com os amigos e a família. “Um pescador que além de estar com a família trabalhando, tinha outra grande paixão, a pescaria. Então, dali ele viu com seu olhar empreendedor, essa possibilidade de montar um ponto de trabalho”, comenta a empresária.
“Nós temos como público-alvo a família e somos uma família que atende esse público”, complementa Andréa sobre o negócio, que carrega a história familiar. Isso pode ser experimentado inclusive na alimentação que os turistas recebem, onde a família faz questão de oferecer pratos com peixe e carne assada devido à relação com a alimentação afetiva de Divino Utuari.
Com o falecimento do pai, outras melhorias foram implementadas ao longo do tempo e seu legado é presente até mesmo no nome no negócio, que é carinhosamente apelidado de “pesqueiro do Divino”. Entre as melhorias, as mais recentes contaram com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Transforma Turismo, que auxilia na formatação ou aprimoramento de produtos turísticos de experiência.
Para Andréa, o programa trouxe novas opções para entender suas necessidades atuais e desenvolvê-las para promover atividades mais atrativas. “As dicas sobre a comunicação em si serviram para que a gente divulgasse o nosso trabalho. E nisso tivemos um apoio enorme, na questão de como trabalhar essa questão e no que podemos estar melhorando”, comenta a empreendedora.
Além disso, outras inovações futuramente serão implementadas no negócio, como novas opções de hospedagem. “A gente oferece tudo aquilo que realmente vai fazer do dia do turista um dia especial. É aquela chegada no rancho com a motivação de estar indo viver uma experiência nova”, destaca a empreendedora.
O turismo de experiência é a oportunidade de vivenciar a realidade do local além de uma simples visitação. Esse envolvimento já trouxe para o rancho visitas de várias regiões dentro e fora do Brasil, como das regiões dos estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e do país vizinho, Paraguai.
Transforma Turismo
Visa o desenvolvimento dos empreendimentos do segmento, a partir de um acompanhamento para a formatação de produtos e experiências atrativas. São oito etapas de acompanhamento por meio de palestras, consultorias e oficinas, e os participantes recebem um relatório com parecer técnico, estágio do negócio, plano de ação e ao finalizarem as consultorias, e-books com o conteúdo aproveitado.
O programa acompanha outros empresários da região de Dourados e de Mato Grosso do Sul, sendo que o último ciclo do Transforma Turismo foi encerrado recentemente, no começo do mês. Essa e outras iniciativas do Sebrae podem ser consultadas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!