Batayporã estende vacinação antirrábica e terá ação nesta sexta-feira

Os perigos da raiva animal incluem a transmissão do vírus para humanos através de mordidas ou arranhões

Ascom/PMB


A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã estendeu a campanha de vacinação contra a raiva animal. Nesta sexta-feira (4), as equipes estarão concentradas ao lado da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Sebastião Martins, das 13h30 às 16h30, para vacinar cães e gatos machos e fêmeas a partir dos três meses de idade.

Antes de levar os animais para vacinação, é preciso observar se eles estão saudáveis e se já completaram, no mínimo, cinco meses de idade. Apenas adultos podem encaminhar os animais para a imunização. Basta apresentar documento pessoal do responsável e, se for possível, a carteirinha de vacinação do pet.

Conforme explicou a enfermeira coordenadora da Vigilância em Saúde, Angela Rocha, a intenção é melhorar os índices da campanha. "Infelizmente, ainda temos muitos animais sem vacinar. É muito importante que os donos sejam conscientes e façam a imunização de seus bichinhos", alertou.

Os perigos da raiva animal incluem a transmissão do vírus para humanos através de mordidas ou arranhões, causando uma infecção grave e frequentemente fatal se não for tratada a tempo. "A raiva pode levar a sintomas neurológicos graves, como confusão, paralisia e hidrofobia (medo da água). Além disso, a raiva é uma doença altamente contagiosa entre animais e pode ter consequências graves para a saúde pública", complementou a profissional.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários