Abatedouro ilegal é interditado pela Polícia Ambiental no Assentamento Santa Paula em Bataguassu

Os policiais constataram a presença de um novilho sem água e alimento, além de ferramentas usadas para o abate irregular

Luis Gustavo, Da Redação


Os policiais militares ambientais realizaram uma operação, no último dia 29 de agosto, no Assentamento Santa Paula, em Bataguassu, como parte da "Operação Prolepse". A equipe foi até o sítio 2 Irmãos após receberem um relatório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) que apontava a existência de um abatedouro clandestino de gado bovino no local.

Conforme o site "Cenário MS", ao chegarem à propriedade, os policiais constataram que não havia pessoas presentes, mas verificaram a presença de um novilho preso em um curral, sem acesso à água e alimento, aparentando grande estresse. Além disso, os agentes informaram que encontraram várias ferramentas, como facas, serra e uma telha elétrica, itens geralmente utilizados para o abate de gado.

As imagens registradas pela equipe de fiscalização confirmaram que os métodos utilizados no local não seguiam as normas regulamentares, podendo causar sofrimento ao animal, uma vez que não garantem uma morte rápida, conforme exige a legislação vigente.

Diante das irregularidades, foi aplicada uma multa de 100 UFERMS ao infrator, por prática de maus-tratos a animais. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu na manhã desta segunda-feira (14).

Novilho preso em um curral, sem acesso à água e alimento, aparentando grande estresse - Foto: PMA/Divulgação

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários